domingo, 30 de agosto de 2009

Florestas do Pará sob ameaça do fogo

O Pará figura com destaque na lista de focos de calor emitida tanto pelo Ibama quanto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o primeiro do ranking com o maior número de focos e de unidades federais de conservação atingidas em agosto. Em um único dia da última semana deste mês, 27, o Prev Fogo identificou 83 possíveis queimadas em todo o território paraense, o equivalente a 3,4 incêndios florestais por hora.
Só em Altamira foram 17 num único dia. Em São Félix do Xingu, 15, 11 em Novo Progresso e 9 em Santana do Araguaia, além do registro de um a 5 focos de calor em Alenquer, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Floresta do Araguaia, Itaituba, Medicilândia, Monte Alegre, Novo Progresso, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Trairão e Uruará.
Os focos de calor detectados pelo Inpe foram registrados nas unidades federais de conservação de Trairão, Itaituba, Altamira e Novo Progresso. As mais massacradas pelo fogo foram Jamanxim e as nascentes da Serra do Cachimbo