segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Associação Comercial move ação contra Rede Celpa

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), em declaração  falou da insatisfação da classe empresarial com a Rede Celpa. Diante desse quadro caótico que se formou, não restou outra opção a não ser mover ação judicial contra a concessionária de energia elétrica no Município.
O presidente da ACES citou que esteve no escritório da Rede Celpa, em Santarém, porém, a tentativa foi em vão. ”Por várias vezes nós tivemos por parte da Rede Celpa, a transferência da responsabilidade para a Eletronorte, alegando que o problema está na geração de energia e não na distribuição, em Santarém”, disse Olavo. Para surpresa sua e dos demais diretores da Associação Comercial, na Eletronorte não houve explicação que viesse a convencer. “Por isso, houve a denúncia para Aneel e Arcon, e já solicitamos junto a esses órgãos, à Rede Celpa e Eletronorte uma reunião para os próximos dias. Estamos aguardando somente a confirmação por parte desses órgãos”, falou.
“Vamos entrar inicialmente com uma denúncia contra a Rede Celpa na Arcon e Aneel, que são agências reguladoras de energia elétrica e que possuem concessões públicas”, avisou Olavo Neves. O líder empresarial em Santarém declarou que estas instituições: Arcon e Aneel, foram acionadas, “em virtude dos grandes prejuízos que o setor produtivo de Santarém tem passado por conta das oscilações e interrupções de energia, e isso causando inúmeros transtornos, desde queima de equipamentos, até perda de pessoal e produtividade”, enfatizou.
Olavo Neves tentou enumerar as graves conseqüências que trazem as interrupções de energia no Município. “Uma série de prejuízos que são imensuráveis”, disse ele. Por essa razão, é que Olavo Neves não encontrou outra saída, a não ser acionar estes organismos de proteção, Arcon e Aneel, onde foi denunciada a falta de organização da Rede Celpa no fornecimento de energia elétrica em Santarém.
Enquanto isso, continuam as interrupções de energia elétrica em toda a cidade, prejudicando funcionamento de grande área do comércio santareno, sem contar prejuízos de equipamentos e até vidas, quando o corte sem aviso, ocorre em hospitais, laboratórios e centros de Saúde. localizados no Município.
Vereadora pede explicação - A vereadora Marcela Tolentino, propôs convite aos vereadores da Casa para irem ao escritório central da Rede Celpa em Santarém, juntamente com o Ministério público, cobrar soluções para o problema dos desligamentos constantes e oscilações. Marcela lembrou que as sessões da Câmara têm sido constantemente interrompidas pela falta de energia, atrasando a aprovação de projetos e requerimentos.
“Não se trata só da Câmara, temos observado nos hospitais, como é o caso do Hospital Regional, em que uma queda de energia pode queimar aparelhos sensíveis, caríssimos e de muita utilidade para a saúde pública e o que mais me preocupa é no caso da falta de energia ou a oscilação se dê no momento de uma cirurgia, que pode colocar a vida das pessoas em risco”, advertiu Marcela Tolentino