domingo, 11 de outubro de 2009

A maior procissão do mundo



A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é, indiscutivelmente, a maior manifestação religiosa do mundo. Quem garante é o economista Roberto Sena, supervisor do Dieese, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
“Sem nenhuma dúvida, a procissão do Círio é a maior manifestação religiosa do mundo. Nenhuma outra manifestação reúne, em uma só procissão, dois milhões de fiéis”, declarou Sena, peremptório, em entrevista à TV Liberal, durante a procissão do Círio deste ano. “Falam no Ramadã, que se estende por um mês. Mas nenhuma outra manifestação reúne, em uma só procissão, dois milhões de pessoas”, acrescentou Sena, com a força da credibilidade do seu nome, sempre associado ao Dieese, que lhe conferiu visibilidade.
De acordo com definição pinçada da internet, o Ramadã, mês sagrado para o islamismo, é um período em que os muçulmanos fazem jejum ao amanhecer ao pôr-do-sol. É o nono mês do calendário muçulmano (lunar), que começa em 622 d.C., com a ida do profeta Maomé de Meca para Medina. Os muçulmanos acreditam que Maomé recebeu a primeira revelação divina durante o Ramadã, o que faz dele um mês sagrado.