sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Crise na Saúde em Santarém


Santarém - Profissionais do corpo clínico da unidade, decidiram suspender as atividades a partir da próxima segunda-feira (09) por falta de pagamentos dos salários. Governo continua calado em relação à situação.
Os problemas no Hospital Regional de Santarém se agravaram no mês passado, com o corte de 25% nos repasses de recursos por parte da Secretaria de Estado de Saúde para a organização social Pró-Saúde, que administra a casa. No ultimo dia 27 de outubro a secretária estadual de saúde Sílvia Comaru participou de uma audiência e fez promessas que até o momento não foram cumpridas segundo, Donaldo Godinho do Conselho de Saúde da cidade.“Saímos sem uma resposta concreta. Ela falou que o problema ia ser resolvido,mas até agora nada. Nós ligamos pra Belém, pedimos informações, porém não tivemos nenhuma resposta. Esperamos que isso seja solucionado, porque se agravar quem vai sofrer são os pacientes.”
Oitenta servidores e oito médicos foram dispensados. Atualmente, estão suspensos serviços como fisioterapia, fonoaudiologia, pneumologia e oftalmologia. Caso não haja uma resposta até a segunda- feira, o hospital, que tem 120 leitos e atende mais de 1000 pessoas por mês, praticamente fechará as portas.“O corpo clínico vai parar se dia 09 não houver a regularização e o nem retorno das especialidades que foram acordadas com a secretária em conversa. Vai haver a greve dos médicos.” Declarou o médico Luiz Rodolfo Filho.Se a greve for realmente efetivada apenas os serviços de urgência
e emergência serão mantidos.“Os pacientes que estão internados vão ser atendidos normalmente e os pacientes que vem de fora só se for em caso de extrema urgência.” Ressaltou Filho.

Com informações de Magna Santos