segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uruará:policia apreende armas, madeira e veículos em Macapuxi


O resultado de operação conjunta entre o Ibama e a Policia Ambiental do Pará, no último fim de semana foi uma das maiores apreensões de madeira, veiculo, motosserras e armas na região do Macapuxi, dentro do município de Uruará, a 180 quilômetros de Altamira, na rodovia Transamazônica. Os 27 policiais e agentes envolvidos na operação vieram de Belém especialmente para o serviço.

Macapuxi é uma região tida como terra de pistolagens. Vários crimes, resultado da luta pela terra e pela madeira encontrada na área, já aconteceram. Poucos policiais haviam entrado no local por ser uma área de risco. Alguns foram recebidos a bala pelos invasores. Com o acesso restrito, ingressar lá era um desafio para qualquer força policial.
Na operação realizada no último final de semana foram apreendidos quatro caminhões, três deles carregados com toras de madeira das espécies ipê e muiracatiara; dois tratores que serviam para a extração ilegal da madeira, além de sete motosserras e sete armas de vários calibres. Algumas até de fabricação caseira. Foram recolhidas também varias ferramentas como enxadas, foices e machados.De acordo com o analista ambiental Francisco Xavier, o alvo da operação não é só Macapuxi, e sim toda a Transamazônica. Ele afirmou também que além de detectar madeira ilegal, é feita a verificação de empresas fantasmas. Só em Uruará foram descobertas 12 empresas que só existem no papel. Na operação duas pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia de Policia de Uruará. Elas irão responder por porte ilegal de arma e crime ambiental. Todo o material apreendido ficará à disposição da justiça no pátio do Ibama em Altamira.Na semana passada, outra fiscalização de rotina levou o Ibama a apreender uma quantidade de madeira em Altamira. O lote do produto florestal seria utilizado em uma construção que está sendo feita no centro da cidade. Segundo o órgão, o produto estava com a documentação irregular.Na nota que foi apresentada aos fiscais do IBAMA por ocasião do rastreamento, constavam doze metros de madeira serrada sem a especificação detalhada. Dizia apenas que era madeira da espécie “alexa grande”, ou melancieira como é conhecida. Os produtos florestais ficarão retidos no pátio do Ibama até o caso ser apurado.