sábado, 30 de janeiro de 2010

1ªCONFERÊNCIA DAS CIDADES EM URUARÁ

Em 2003, quando assumiu o Governo deste país, o Presidente Lula preocupado com os problemas que atingia as cidades brasileiras, criou o Ministério das cidades para desenvolver políticas públicas visando minimizar o sofrimento do cidadão residente nos centros urbanos do país. Ainda no ano de 2003, foi realizada 1ª conferência das cidades, onde foram discutidos os temas ligados diretamente ao desenvolvimento urbano, principalmente a Gestão Democrática, Habitação, Saneamento Básico, Transporte e Mobilidade Urbana e Planejamento Urbano.Na abertura no dia 28 por volta das 20:00 hs vários assuntos foram discutidos,saneamento básico,água encanada que e um projeto antigo que começou e esta parado,o prefeito interino Laércio disse que a água de Uruarà e emblemática(Alegórica,Figurada, Misteriosa, Mística, Simbólica) e o seguinificado da palavra.emblemática.
O Empresário Edu argumentou que uma cidade com Uruará que tem uma media de 30 anos, não tem água encanada! As ruas e só lama no inverno e poeira no verão, sendo que tem cidades aqui perto no Mato Grosso que tem uns 12 anos e tem saneamento básico, toda asfaltada com estrutura de cidade grande. Aconteceu (28 e 29) a 1ª Conferência da Cidade de Uruará. A edição, que tem como tema central “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, O evento, que é uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal do Gabinete Civil, ocorreu no Centro Raio de Sol. Durante todo o dia. O lema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social” assim como o tema, são os mesmos das Conferências Estaduais e Nacionais, esta última acontecerá em Brasília no período de 24 a 28 de maio de 2010.
A edição Municipal visa traçar planos administrativos e técnicos para o desenvolvimento da cidade é ainda uma preparação para as etapas seguintes. Além da participação do Prefeito interino Laércio Barros e Secretários de Uruará, o evento contou com representantes do poder legislativo, movimentos sociais, trabalhadores (através de suas entidades sindicais), empresários, entidades profissionais.Dentre os assuntos a serem discutidos nos eixos temáticos sugeridos para a Conferência estão a Criação e implantação de Conselhos das Cidades; Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; A integração da política urbana no território; e a relação entre os programas governamentais e a política de desenvolvimento urbano.