quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ministério Público Federal e polícia Federal visitam sede da Funai em Altamira

Ocupada desde o início da semana a sede da FUNAI em Altamira recebeu nesta quarta-feira a visita dos novos representantes do MPF em Altamira e de um delegado da polícia federal. Eles queriam saber qual a real situação dos indígenas e principalmente por quanto tempo eles pretendiam permanecer no local, a preocupação surgiu depois que os indígenas ocuparam o campus da UFPA na cidade, impedindo a realização de aulas e das provas do vestibular no prédio.
A ocupação começou depois que o governo brasileiro anunciou uma reformulação da administração da FUNAI em todo o país, excluindo alguns escritórios e mudando sedes como a de Altamira para outros pólos, a medida revoltou os indígenas que como retaliação a decisão do governo tomou sedes do órgão em várias partes do país.
Os índios reclamaram e pediram aos representantes do MPF que intercedesse junto ao governo federal, a promessa era de uma audiência, mas os procuradores não garantiram. A invasão continua e segundo Luiz Xipaya, líder do movimento em Altamira, a invasão é por tempo indeterminado. O problema agora atinge os alunos da universidade e aos vestibulandos que disputam vagas na UFPA, sem condições de realizar A 3ª Etapa do PSS 2010 a coordenação do campus anunciou a mudança da prova para a escola estadual Polivalente. Por enquanto os universitários não são impedidos de ingressar nas dependências do campus, mas o medo começa a tomar conta dos alunos.
Fonte:Blog da Karina