quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os casos da dengue em Uruará

Os casos da dengue aumentou muito em Uruará. Os mosquitos da dengue têm atacado em regiões onde antes era incomum. Agentes de saúde têm ido, de casa em casa, para orientar os moradores. “No primeiro momento que nos passamos dão atenção, mas depois quando a gente sai, viram as costas, eles esquecem de suas obrigações”, comenta um Agente de Saúde que tambem relatou que a residencia que não são recebidos,e os moradores recusão a entrada dos Agentes nos quintais. O número de casos sempre foi pequeno em Uruará. Mas o ano de 2009 as coisas mudaram, tanto que esse ano as chuvas estão apenas no inicio, e centenas de pessoas foram infectadas nos dois primeiros meses de 2010.
“Eu pensava que comigo não aconteceria. Quando me deparei com a doença e vi que estava com dengue, é desesperador”, comenta Cleiton.
As medidas simples que podem afastar esse mal de suas casas:- Tampar a caixa d’água; - Evitar o acúmulo de água em pratos de plantas, pneus, garrafas… Enfim, objetos que possam estar esquecidos nos quintais de suas casas; - Cuidado também com a limpeza de calhas e lajes das casas; - Lave sempre o bebedouro de água dos seus animais domésticos com bucha;
- Mantenha o lixo fechado.