sábado, 6 de fevereiro de 2010

Prefeito Eraldo Pimenta assina convênio para Aqüicultura

O Ministro da Pesca e Aqüicultura do Governo Lula, Altemir Gregolin, visitou Santarém na manhã desta 5ª feira, 04 de fevereiro, em cumprimento a uma agenda oficial de trabalho. Visitas à Feira do Tablado (8h30), ao Mercado de Peixe, no Mercado Modelo (9h00) e à Estação de Piscicultura de Santa Rosa (Santarém-Curuá-Una), às 9h30, fizeram parte das atividades do Ministro. Às 11h30, na sede da Colônia de Pescadores Z-20, o ministro participou do ato de assinatura de Convênios com as Prefeituras de Santarém e de Uruará.
O Convênio que será firmado com a Prefeitura Municipal de Santarém vai garantir recursos para a construção do Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR) que tem como objetivo promover o aumento da renda, a capacidade profissional, a implementação da infra-instrutora e o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras, que prevê a infra-instrutora da cadeia produtiva do pescado, como fábrica de gelo e óleo diesel; apoio continuado à autogestão dos empreendimentos, como cursos de associativismo e cooperativismo; investimentos em formação, capacitação e qualificação profissional, como salas de aula e de reuniões, inclusão digital, alfabetização de jovens e adultos; mecanismo de apoio ao ordenamento pesqueiro e local, como projetos de educação ambiental, monitoramento, entre outros.
Com a Prefeitura Municipal de Uruará, foi firmado convênio para a construção da Estação de Aqüicultura daquele município, que tem como objetivo desenvolver a aqüicultura na região da Transamazônica.
Além da Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, e do Prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, participaram do ato de assinatura dos convênios o Secretário da Pesca e Aqüicultura do Estado do Pará, em exercício, Constantino Pedro de Alcântara Neto; o Secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aqüicultura do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Eloy de Sousa; o Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura no Estado do Pará, Paulo Sérgio Souza; e o representante da Colônia de Pescadores Z-20/Santarém.
Às 14h30, o ministro Altemir Gregolin seguiu para a capital do Pará para o lançamento de quatro Territórios da Pesca (Baixo Amazonas/Marajó/Ceetés/Tucuruí) e assinatura de convênios.