sábado, 27 de março de 2010

Mega Operação prende integrantes do trafico de entorpecentes em Uruará

Uma Mega Operação montado pela Polícia Civil de Uruará ao comando do delegado Lindomar Borges, com apoio da Policia militar e da equipe da policia de Altamira com a presença do delegado regional Francisco Pinto da Silva, prendeu nesta manhã de sábado 16 pessoas envolvidas no trafico de drogas em Uruara
Deverão ser transferidos para o Presídio Regional de Altamira, no oeste do Pará, no próximo final de semana, sete homens das 15 pessoas presas por tráfico de drogas, no último sábado, durante operação no município de Uruará, mesma região. Denominada de “Gari”, a ação policial foi coordenada por policiais civis da Superintendência Regional da Polícia Civil do Xingu, e contou com policiais da Delegacia de Uruará. Foi a maior operação contra os pontos de venda de drogas, popularmente conhecidos por “bocas-de-fumo”, já realizada no município. Ao todo, seis imóveis foram alvos de mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar expedidos pela Comarca Judiciária local. Nas casas, situadas nos bairros Aeroporto Velho e Baixada, os policiais apreenderam 190 pedras de “crack”, droga derivada da pasta de cocaína. Em uma das residências, uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito às forças armadas, foi apreendida.

Os presos – sete homens e oito mulheres – foram conduzidos à sede da Polícia Civil de Uruará, para lavratura do flagrante, presidido pelo delegado Lindoval Borges. A operação foi comandada pelo delegado Francisco Pinto, superintendente regional do Xingu. O delegado conta que as equipes policiais saíram de Altamira, por volta de 2h da madrugada de sábado passado. A meta era efetuar o cumprimento das ordens judiciais de busca e apreensão ao amanhecer do dia. Por volta de 6h, os policiais civis, de forma simultânea, chegaram aos endereços investigados. Na Travessa 2, situada na rua Deodoro da Fonseca, bairro da Baixada, duas casas foram vistoriadas. Os policiais apreenderam nos imóveis 135 pedras de “crack” e outras 19 pedras da droga de porte grande. Na revista, a arma de fogo foi encontrada. Os ocupantes das duas casas, Carlos Santos Rodrigues; Sebastião Lino Rodrigues da Costa; Antônio Sérgio de Moraes Brito e Maria das Graças Conceição Lima, foram presos em flagrante. Na rua 13 de Maio, também no bairro da Baixada, os policiais prenderam Maria de Jesus de Souza, conhecida por “De Jesus”; Maria de Jesus de Souza Filha; Fábio dos Santos Santos, e Edilene da Silva Campos.
Depois de quase três meses de investigação, a Polícia chegou aos principais integrantes que atuavam na região como traficantes e distribuidores de drogas na cidade.
O que deixou os policia mais indignado foi uma mãe a esconder 11 pedras de crak na fralda de uma criança de apenas 14 dias de vida, para escapar do flagrante. Na casa de Roberto foi encontrada cerca de 50 cabeças de crak como e conhecida, prontas para a venda, Roberto nos relatou que tinha pouco tempo que traficava e vendia, cada cabeças por R$10,00,segundo ele agora e pagar pelo crime que cometeu e depois trabalhar dignamente,não adianta chora disse Roberto.
No imóvel, foi encontrada uma quantidade de maconha. Em outras três casas, situadas na rua 15 de Novembro, bairro do Aeroporto Velho, foram presos Gilmar Pereira de Souza; Rogério Fagundes da Silva; Mariana Perciliana Martins Neta; Roberto Martins; Rosilane Santos de Moraes; Ilma Prates da Silva e Eliene Prates da Silva. No local, 55 petecas de pasta de cocaína foram apreendidas. Segundo o delegado Lindoval Borges, as mulheres serão transferidas ao Centro de Recuperação Feminino, em Ananindeua, na Grande Belém. As transferências, ressalta o policial civil, dependem ainda da autorização do juiz titular da Comarca de Uruará. Os presos vão responder por tráfico e associação para fins de tráfico de drogas. As operações de combate ao tráfico de drogas no Estado são uma das diretrizes principais da Polícia Civil, sob determinação do delegado-geral, Raimundo Benassuly, e do diretor de Polícia do Interior, Miguel Cunha.