quarta-feira, 28 de abril de 2010

José Nery relata dificuldades de municípios paraenses

O senador José Nery (PSOL-PA) relatou em Plenário os problemas que verificou em viagem pelos municípios paraenses de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Placas e Uruará, às margens da BR-230, a Rodovia Transamazônica, entre os quais destacou a dificuldade de tráfego nas estradas pelo péssimo estado de conservação da BR e das estradas vicinais na região do Xingu.
- Em Brasil Novo, uma ponte arriou e quase matou um motorista. Não merece o tratamento de ponte um ajuntamento de tábuas para tentar manter a trafegabilidade - disse o senador.
José Nery criticou "a ânsia do governo de garantir 16 bilhões [de reais], podendo chegar a 30 bilhões", para a construção da hidrelétrica de Belo Monte, afirmando que esses recursos poderiam ser utilizados "para diminuir o sofrimento do povo" na região do Xingu, de Altamira ao município de Placas. Ele informou que o projeto de construção da hidrelétrica estava na pauta das discussões em Altamira, Placas e Uruará, assinalando que a matéria "tem provocado polêmica" na região.
Quanto ao município de Brasil Novo, o senador informou que os mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais estão em situação muito precária, o que causa grandes dificuldades a população de menos de 20 mil habitantes, dos quais 70% vivem na zona rural.
José Nery disse ainda que os problemas dos municípios da região vão desde a necessidade de implantação de defensoria pública, melhoria dos serviços de segurança pública, regularização fundiária e garantia de emprego e renda para produtores rurais até a solução para financiamentos feitos por cooperativas e produtores com o Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor). O senador explicou que, por serem financiamentos de "aval solidário", não bastam alguns produtores estarem em dia com o pagamento, enquanto o total não estiver pago todos os que contrataram o empréstimo permanecem devedores.
O senador pediu que as autoridades estaduais e federais resolvam questões relativas a reforma agrária, a superlotação em escolas públicas e às "péssimas condições dos profissionais de educação" nos municípios da região.
Outro tema importante tratado na viagem, disse José Nery, foi a possibilidade de divisão do estado do Pará. O parlamentar ponderou que é necessário pesar os "prós e contras" da questão e analisar as conseqüências políticas da divisão territorial para uma avaliação mais aprofundada do assunto.
Greve
José Nery pediu, em seu discurso, apoio dos senadores aos servidores da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que estão em greve. Solicitou ao ministro Paulo Bernardo que receba os representantes da categoria para solucionar o impasse sobre o plano de carreira.
Da Redação / Agência Senado