terça-feira, 4 de maio de 2010

Audiência pública discute gestão ambiental em Uruará

As audiências públicas são espaços de participação popular na administração pública brasileira. Participar de tomadas de decisão e discussões a respeito de situações sociais complexas é lembrar de que o país escolheu a democracia há anos. Na última semana de abril, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esteve na I Primeira Audiência Pública de Uruará.

O momento foi de discussão a respeito da questão ambiental, fundiária e licenciamento no município e em Altamira, que teve a participação de pequenos agricultores, assentados rurais, representantes da Sema, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Na audiência os participantes falaram da descentralização ambiental do município de Uruará. Para a coordenadora da Diretoria de Planejamento da Sema (Diap), Sarah Sassim, "a ocasião é importante para fortalecer a gestão ambiental e realizar a regularização fundiária", comenta.
Os municípios de Medicilândia, Brasil Novo, Placas, e os participantes da I Audiência, Uruará e Altamira estarão da próxima discussão, sem data marcada.
Segundo a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex), até 2007 Uruará, município localizado na microrregião de Altamira, estava entre os 33 pólos madeireiros do Pará.
Ascom/Sema