sexta-feira, 7 de maio de 2010

Brasil Novo terá nova Eleiçaõ para prefeito

A cidade de Brasil Novo esta sem prefeito, depois de uma longa batalha na justiça eleitoral,o Prefeito José Carlos Caetano, da coligação Caravana do Trabalho e cassado definitivamente, Depois de cinco audiências na esfera municipal e dois na esfera estadual da justiça eleitoral o TRE decide pela realização de uma nova eleição municipal em Brasil novo. A notícia causou uma enorme euforia em dezenas de famílias que saíram as ruas em comemoração.
No meio da noite o que mais chamou a atenção na rodovia transamazônica foi à enorme faixa iluminada que parecia não ter fim. O barulho era ensurdecedor, buzinas e descargas davam o tom da alegria daqueles que torciam pelo resultado.
Para a festa de ontem a noite os moradores de Brasil novo precisaram esperar quase 2 anos entre a eleição municipal de outubro de 2008 e a audiência no tribunal regional eleitoral de Belém no dia 05 de maio de 2010. Uma espera longa para alguns.
para outros uma chance de mostrar que as eleições no município realmente haviam sido irregulares.
entenda o processo que levou a decisão pela nova eleição.
1. No dia 14 de outubro de 2008 a justiça eleitoral recebe das mãos do representante da chapa Brasil novo para todos uns pedido de revisão das eleições municipais. Segundo o relatório apresentado pelo candidato da oposição teria ocorrido compra de votos e vários servidores públicos estariam envolvidos.
2. No dia 06 de novembro do mesmo ano a justiça inicia um processo judicial e passa a considerar as eleições municipais de Brasil novo sob suspeita. Nos autos, acusações de compra de votos e a tentativa de homicídio de um segurança do candidato da oposição.
3. No dia 05 de dezembro de 2008 o presidente da câmara e dois servidores da secretaria de promoção social são acusados de compra de votos, imagens cedidas pela chapa Brasil novo para todos mostravam os três distribuindo cestas básicas em um bairro carente da cidade.
4. No dia 09 de dezembro de 2008 os envolvidos no caso chegam a Altamira e são ouvidos pelo juiz eleitoral, acusações de crime eleitoral põem em risco a integridade do resultado nas urnas. Caros Caetano, até então prefeito reeleito nega e diz que tudo não passa de manobra política.
5. 20 de janeiro de 2009, a justiça divulga os primeiros resultados sobre as acusações de crime eleitoral.
6. 17 de março, Carlos Caetano e vários servidores públicos são ouvidos novamente pela justiça eleitoral em Altamira.
7. No dia 02 de abril de 2009 o prefeito de Brasil novo é cassado. Assume o presidente da câmara, Lindomar santos...
8. Em 2010 o processo segue para a esfera estadual e passa a ser analisado pelo tribunal regional eleitoral em Belém. Duas audiências são marcadas e a justiça decide pela nova eleição.
o TRE ainda não decidiu quando Brasil novo terá que voltar às urnas, mas para a população isso é o que menos importa. Muitos moradores reclamaram do processo demorado e da situação imposta à população, quase dois anos sem um prefeito eleito. Agora o que todos esperam é que indiferente ao dia da nova eleição, o processo seja limpo e legal. a justiça eleitoral tem 48 horas para anunciar a data da nova eleição em Brasil novo.
Blog da Karina