quarta-feira, 19 de maio de 2010

Produtores vão gerenciar agroindústria de chocolate na Transamazônica

Uma cooperativa de gestão agroindustrial foi formada nesta sexta feira (14), em Medicilândia, na Transamazônica, para administrar a primeira fábrica de chocolate do Pará que será inaugurada em agosto, no município. A cooperativa, que terá gestão compartilhada, será formalizada durante uma assembléia geral de trabalhadores rurais da região.

Os integrantes da cooperativa serão 60 produtores de cacau de Medicilândia, Brasil Novo e Uruará, cadastrados durante seis oficinas de sensibilização promovidas pela Secretaria Estadual de Agricultura, no final de abril. Uma das ações dos gestores da agroindústria será fazer um diagnóstico da produção, determinando o tipo de cacau a ser beneficiado para garantir a qualidade do chocolate a ser produzido.
A agroindústria terá capacidade para processar 360 toneladas de amêndoas por ano com uma produção acima de 400 toneladas de chocolate, gerando inicialmente, 10 empregos diretos e mais de mil indiretos. A cooperativa será autônoma, mas haverá um conselho de monitoramento da produção formado por representantes do estado, municípios, sindicatos rurais e da ONG Fundação Viver Produzir e Preservar, formando a gestão compartilhada.
No dia 18 será realizado o pregão que vai selecionar a empresa fornecedora dos equipamentos da fábrica de chocolate. A compra será garantida com recursos de R$ 1 milhão, oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). Os trabalhadores e gestores da fábrica serão capacitados para atuar na produção.
O lançamento da marca da agroindústria ainda não foi marcado, mas a inauguração da primeira fábrica de chocolate paraense está prevista para o dia primeiro de agosto com o primeiro beneficiamento de cacau e degustação do chocolate de origem amazônica.
FONTE  Agência Pará de Notícias