terça-feira, 22 de junho de 2010

Lula sugere que manifestantes contrários a Belo Monte sugiram projetos

ALTAMIRA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou menos de três horas em Altamira, no Pará, onde participou de um ato de apoio à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Num discurso de oito minutos, o presidente respondeu aos manifestantes que são contra a usina dizendo que eles deveriam buscar informações, sugerir projetos ambientais e sociais para a população indígena e ribeirinha.
O ato, no estádio Bandeirão, com 8 a 10 mil pessoas, segundo a Presidência, durou 50 minutos. Do lado de fora, cerca de 100 manifestantes protestaram contra usina e queimaram um boneco de pano que simbolizava o presidente. Alguns manifestantes conseguiram entrar no estádio.
- Meia dúzia de jovens bem intencionados, mas não pensando em Belo Monte, porque não estão me ouvindo. Eu sei disso porque na minha juventude eu também participei de atos contra Itaipu. Diziam que não poderia construir Itaipu porque iria inundar a Argentina, provocar terremoto na região, iria mudar o clima, mudar o eixo da terra. Por essas razões, não podemos parar de debater. Espero que eles (manifestantes) proponham alternativa para utilizar os R$ 4 bilhões para melhorar a vida dos índios, do ribeirinho e dos agricultores. Invés de gritar usem a energia para pensar coisas boas - disse Lula
De Altamira, o presidente seguiu para Marabá. Ele está acelerando a agenda para poder sobrevoar, ainda nesta terça-feira, as regiões alagadas em Pernambuco e Alagoas.

O GLOBO