segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ministério dos transportes e Governo paraense iniciam asfaltamento da BR 230

"O presidente Lula recomendou e eu vim pessoalmente autorizar o asfaltamento da Transamazônica". Esta afirmação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, marcou a cerimônia de assinatura de três ordens de serviço que determinam o asfaltamento da rodovia Transamazônica (BR 230) e, ainda, a entrega da licença ambiental concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) que permite a realização das obras.
O ministro foi recebido pela população do município de Altamira, na Região de Integração do Xingu, neste sábado (26). Também assinou o documento a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, que comemorou a grande conquista para os moradores da região e de todo o Pará. "Chegou a hora. Essas obras já iniciarão na semana que vem e o asfaltamento da Transamazônica que tantas lideranças políticas aqui presentes lutaram para conseguir está finalmente saindo do papel. É a realização de um sonho", afirmou a governadora.
Nomes importantes que travaram grandes lutas em prol do asfaltamento da BR 230 como Airton Faleiro, o deputado estadual Valdir Ganzer e o deputado federal Zé Geraldo compareceram ao ato.
"Tantos governos passaram e a Transamazônica ficava só no esquecimento", recordou Zé Geraldo. O deputado federal Paulo Rocha afirmou que "este projeto de asfaltamento está saindo da luta do povo", referindo-se aos movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras na agricultura.
"O povo cobrava de nós e a maioria já estava desacreditando que o asfalto chegaria de fato à Transamazônica. Muitas vezes fomos chamados de mentirosos. E agora o que vemos é a concretização deste grande sonho, num compromisso assumido pelo presidente Lula que se sensibilizou com a nossa causa", afirmou Francisco de Assis, presidente do Consórcio Belo Monte e prefeito do município de Anapu.

Ainda em Altamira, a governadora Ana Júlia assinou um decreto destinando a Gleba de Terras Bacajaí, que abrange uma área de 223 mil hectares nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, para fins de regularização fundiária para a agricultura familiar e a projetos de manejo. A gleba é considerada um dos grandes projetos de desenvolvimento sustentável do Estado.

Informações Ascom