quinta-feira, 1 de julho de 2010

Atlas do Pará reúne informações dos municípios, regiões e estado

Estudantes, pesquisadores e gestores já têm uma nova e completa fonte de informações sobre o Pará: a “Atlas de Integração Regional do Estado". A obra reúne dados sociais, econômicos, ambientais, institucionais e de infraestrutura dos 143 municípios paraenses. "O Atlas é uma fonte de conhecimento e uma ferramenta de planejamento", ressaltou o secretário de Estado de Integração Regional, André Farias, no jantar de lançamento da obra, na última terça-feira (28), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
A Atlas foi elaborada pela Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) em parceria com as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). Exemplares serão distribuídos para bibliotecas, escolas, órgãos públicos e institutos de pesquisa. "Trouxemos uma equipe de consultores da Universidade Federal do Pará (UFPA) para trabalhar conosco na elaboração do atlas e, hoje, ele é mais um instrumento de integração do Estado. O Pará não tem como crescer e se tornar forte sem conhecer e combater as suas desigualdades" frisou André Farias.
O secretário de Estado de Planejamento, José Júlio Lima, presente ao evento, disse que o atlas reflete em seu conteúdo o resultado de políticas públicas desenvolvidas nos territórios. "Ele traz o raio-x do Pará, um Estado de dimensões continentais, rico em municípios e diversidade ", destacou o presidente da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut) e prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta.
O prefeito agradeceu pela parceria da Eletronorte para consolidar o atlas e outros projetos da Seir, como os Planos de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS), o repasse de patrulhas mecanizadas e combustíveis para as prefeituras recuperarem estradas, apoio para os planos diretores de alguns municípios e as obras de construção do porto de Marabá, no sudeste do Pará, e recuperação da orla de Cametá, no nordeste do Estado.
"A Eletronorte sempre buscou o desenvolvimento do Estado. Com a Seir criamos ferramentas de planejamento para esse objetivo", completou o gerente de Implantação de Ações Socioambientais de Tucuruí, Crisogno Frazão Filho, que representou o diretor das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), Adhemar Palocci.