sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ibama aplica 43 milhões em multas em Uruará

Coordenada pelo Ibama de Santarém, a Operação Arco de Fogo Oeste em Uruará (PA) aconteceu de 16 de julho a 6 de agosto e teve como resultados a lavratura de 63 autos de infração, mais de R$ 43 milhões multas, quatro serrarias embragadas e mais de 12 mil hectares de área embargada.

A operação teve como objetivos atuar nos desmatamentos, vistoria de áreas embargadas, serrarias e coibir ilegalidades dentro da floresta, tal como busca de serrarias móveis clandestinas. Participaram 18 servidores do Ibama (MG, PE e PA), além de oito integrantes da Força Nacional de Segurança e dois agentes da Polícia Federal, bem como apoio aéreo de um helicóptero do Ibama.

O trabalho foi se desenvolvendo naturalmente, com equipes se revezando na aeronave para fiscalização de grandes desmatamento e áreas embargadas, enquanto a maior parte da equipe fazia a inspeção industrial nas serrarias e batidas noturnas esporádicas para fiscalização do transporte.
Impecável
Segundo o coordenador de campo da operação, Aristides Salgado Guimarães Neto, chefe da fiscalização do Ibama de Minam Gerais, “após alguns dias, entretanto, pudemos constatar que os pouquíssimos veículos que eram abordados estavam com documentação ‘impecável’. Inúmeros caminhões toreiros, tratores de esteira e skiders podiam ser vistos em oficinas e quintais de casas, demonstrando uma quase total paralisação de atividades na mata. Nos ramais que entrávamos por terra ou sobrevoávamos, podíamos avistar um sem número de toras espalhadas nas ‘brocagens’, em esplanadas, nas estradas, nos desmatamento etc, porém sem ninguém próximo que pudesse ser responsabilizado pelo corte ou transporte, demonstrando a paralisação das atividades e a necessidade urgente de recolhimento e apreensão das toras pelo Ibama, o que certamente desencadeará uma reação político e social na localidade, como já ocorreu antes em outras situações similares”. (Ascom Ibama)