domingo, 29 de agosto de 2010

IBAMA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM URUARÁ PARA DISCUTIR OPERAÇÃO ARCO DE FOGO

APÓS UMA SÉRIE DE RECLAMAÇÕES TANTO DE PRODUTORES RURAIS QUANTO DE REPRESENTANTES DE ENTIDADES SOCIAIS SOBRE A FORMA COMO A OPERAÇÃO ARCO DE FOGO VEM SENDO REALIZADA EM URUARÁ, HÁ 180 KM DE ALTAMIRA, O IBAMA RESOLVEU REALIZAR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA. DISCUTIR O ASSUNTO E TENTAR ACALMAR OS ÂNIMOS NA REGIÃO. A REPORTAGEM É DE KARINA PINTO E MARCOS ALVES.
A AUDIÊNCIA PÚBLICA COMEÇOU COM MUITO BATE-BOCA ENTRE OS REPRESENTANTES DO IBAMA, POLÍCIA FEDERAL E LÍDERES SINDICAIS.
NO MEIO DA CONFUSÃO SOBROU ATÉ PARA A PROMOTORA DO MEIO AMBIENTE NA REGIÃO, ELI SORAYA. NA TENTATIVA DE DEFENDER O ESTADO ELA ACABOU VAIADA, E REAGIU.
ESSA ERA A PRIEMIRA VEZ QUE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR OS RUMOS DA OPERAÇÃO ARCO DE FOGO ERA REALIZADA EM URUARÁ, MUNICÍPIO LOCALIZADO A 180 KM DE ALTAMIRA E ALVO DA OPERAÇÃO HÁ 40 DIAS. CONSIDERADO PRINCIPAL DESMATADOR DA REGIÃO NO MOMENTO URUARÁ É HOJE A ORIEGEM DE 9 ENTRE 10 TORAS DE MADEIRAS APREENDIDAS NA REGIÃO E POR ISSO VEM SENDO FISCALIZADA DE PERTO PELOS ÓRGÃOS. O PROBLEMA DIZEM OS LÍDERES SINDICAIS É QUE O GOVERNO PROMETEU DAR UM TEMPO NAS MULTAS E APRESENTAR SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO.
ATUALMENTE 33 HOMENS DA FORÇA NACIONAL E MAIS 20 DO IBAMA ATUAM NA ÁREA FISCALIZANDO MADEIREIRAS, PLANSO DE MANEJO E O TRANSPORTE DE MADEIRA NA REGIÃO. ALVO DAS MAIORES CRÍTICAS DA POPULAÇÃO, A FORÇA NACIONAL DIZ QUE VEM FAZENDO A SUA PARTE E NEGA QUALQUER IRREGULARIDADE NO TRABALHO. EM ENTREVISTA O SARGENTO LEONARDO BRAYNER DISSE QUE A POLÍCIA NÃO FAZ ABORDAGENS ATUANDO NA PROTEÇÃO DOS AGENTES DO IBAMA.

EM 40 DIAS DE OPERAÇÃO O IBAMA DIZ QUE JÁ APLICOU MAIS DE R$43 MILHÕES DE REAIS EM MULTAS, FECHOU 4 SERRARIAS E EMBARGOU 12 MIL HECTARES. E APESAR DAS CRÍTICAS O TRABALHO DE FISCALIZAÇÃO CONTINUA.
BLOG DA KARINA