quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ibope: Jatene lidera disputa pelo governo do Pará

BRASÍLIA - Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira e encomendada pela TV Liberal mostra o candidato do PSDB, Simão Jatene, na liderança para o governo do Pará. Ele tem 43% das intenções de voto, contra 33% da sua principal adversária, Ana Júlia Carepa (PT), e 6% de Domingos Juvenil (PMDB). Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) têm 2% cada. Os adversários de Jatene, juntos, somam também 43% das intenções de voto. Pela margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível dizer se a eleição iria para o segundo turno se fosse hoje. Brancos, nulos e indecisos são 14%.
Na pesquisa espontânea, Jatene também lidera, com 29%, seguido por Ana Júlia, com 18% e Domingos Juvenil, com 4%. A maior rejeição é de Ana Júlia: 41% dos entrevistados disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Jatene tem rejeição de 21% e Domingos Juvenil, de 14%.
Para presidente, a candidata do PT, Dilma Rousseff, é a preferia de 52% dos paraenses, enquanto José Serra (PSDB) tem 31% das preferências no estado e Marina Silva (PV), 9%. Quando cruzadas intenções de voto para governador e presidente, a pesquisa mostra que 79% dos eleitores de Ana Júlia e 40% dos eleitores de Jatene devem votar em Dilma. Serra deve receber o voto de 14% dos eleitores de Ana Júlia e 49% dos eleitores de Jatene.
A pesquisa ouviu 812 pessoas entre 24 e 26 de agosto e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo nº 14954/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 26140/2010.