sábado, 30 de outubro de 2010

DISPUTA PRESIDENCIAL DECIDIDA: DILMA SERÁ A PRÓXIMA PRESIDENTE DO BRASIL

Quem esperava que ontem no Debate da Globo poderia haver uma reviravolta na disputa presidencial, arrefeceu os ânimos. Não houve nenhum fato novo que repercutisse na campanha de Dilma Rouseff. Na verdade, o debate da Globo era a última cartada do candidato José Serra. Para quem assistiu, observou que ambos os candidatos se pouparam e pouparam um ao outro. Serra baixou a tolha e já tem como certa sua derrota. Não vai mais se desgastar com a futura presidente. Não há mais coelho na cartola. Preferiu, como bom político, manter-se na retaguarda e ir até o fim da sua missão.
Por outro lado, as pesquisas mostram uma estabilidade na disputa, com o favoritismo da Dilma, já à beira da consolidação. Por acreditar que as abstenções prejudicarão mais o candidato do PSDB, além da análise dos dados das últimas pesquisas, não vejo mais dúvida sobre a eleição da primeira mulher Presidente da República.
Debate ameno na Globo favorece Dilma Roussef
O formato do debate da Rede Globo entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), realizado na noite desta sexta, 29/10, em que os candidatos respondem perguntas de candidatos indecisos, melhora sem dúvida a qualidade da discussão política. Apesar dos tempos limitados, os candidatos puderam contar um pouco das suas propostas e lançar algumas idéias.
José Serra foi contido nas críticas, destacou bandeiras da sua campanha, “a sua biografia”. Serra falou muito de Saúde, repetindo diversas vezes que o setor piorou – com isso reforça a tese da sua campanha de que foi o “melhor Ministro da Saúde do Brasil”.
Dilma fez a defesa do governo, também empunhando uma das suas principais bandeiras: a continuidade. Ela buscou muito também a comparação com o “governo anterior”, com o passado, termos que associam Serra ao ex-presidente Fernando Henrique.
Ou seja, Serra compara biografias, Dilma governos. Nenhuma novidade a não ser o tom respeitoso entre os candidatos. Foi um debate equilibrado, nenhum candidato teve nenhuma grande sacada, nem nenhuma mancada.
O equilíbrio proporcionado pelo formato acaba sendo melhor para Dilma, que lidera todas as pesquisas, do que para Serra, que busca a virada. A repercussão do debate ainda se dará amanhã na imprensa e nos telejornais da Globo, mas como falta pouco tempo para as eleições e não surgiu nada de muito impactante capaz de movimentar as discussões, não se pode dizer que foi um “debate decisivo”. Ganhe quem ganhar domingo, a influência do debate será pequena.
Até porque tenho uma tese sobre a percepção dos eleitores sobre quem se saiu melhor no debate. Os eleitores de Dilma dirão que foi ela, os de Serra que foi ele e os indecisos... bom quem, depois de quatro meses de intensa campanha, permanece indeciso provavelmente não estava sintonizado na Globo.