segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições no Pará serão decididas no 2º turno

Simão Jatene e Ana Júlia voltarão adisputar a preferência dos eleitores para o governo em 31 de outubro

A apuração das urnas no Pará ainda não chegou a 100%, mas pela matemática já ficou definida a realização do segundo turno no estado. O candidato do PSDB, Simão Jatene, por pouco não levou a disputa ainda no primeiro turno.
Com 98,66% dos votos apurados, Jatene tem 49,06% dos votos contra 35,96% da atual governadora e candidata à reeleição pelo PT, Ana Júlia Carepa. Diante dos números, Jatene e Ana Júlia voltam a s enfrentar no dia 31 de outubro, no segundo turno das eleições.
Até agora também não está definido quem serão os dois senadores eleitos no Pará, já que os votos de Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT), só serão divulgados no fim da apuração. A medida foi uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral que impugnou o registro dos dois candidatos com base na Lei da Ficha Limpa.
Entre os candidatos que tem os resultados parciais divulgados, Flexa Ribeiro (PSDB) lidera com 67,64% dos votos, mas de acordo com as pesquisas realizadas pelo Ibope antes das eleições, Jader seria o candidato ao senado mais votado no Pará. Os dados só poderão ser confirmados quando todos os votos forem contabilizados.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o atraso o fim da apuração, marcado para a meia-noite, foi motivado pela dificuldade no envio de dados de zonas eleitorais em áreas de difícil acesso estado.