quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Número de policiais é reduzido, diz sindicato

Ao todo, 265 policiais civis foram empossados, na última segunda-feira, mas mesmo assim esse ainda não é o número ideal para suprir toda a necessidade da população nos 143 municípios do Pará. Quem fez essa afirmação foi o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Luis Junior, em entrevista ao DIÁRIO.
De acordo com Luis Junior, hoje o Pará conta com 3.700 servidores na Polícia Civil, distribuídos em todos os municípios. “Eu fui a uma palestra e um representante da OAB afirmou que a Polícia Civil é a única instituição presente nos 143 municípios do Pará. Os novos policiais empossados vão contribuir muito, mas com certeza essa quantidade ainda não é o bastante”. Mas essa afirmativa não significa que o número de servidores esteja de acordo com a demanda de cada localidade.
O número ideal é que fossem 12 policiais em cada plantão. Há municípios que têm um policial civil por plantão. Os municípios citados por Luis Junior, onde ele verificou esse tipo de precariedade foram: Medicilândia, Ourilândia do Norte, Uruará, e Tucumã, mas para ele há outros municípios.

Dentre as funções dentro da Polícia Civil a que apresenta maior carência de servidores é a de perito papiloscopista, que tem apenas 219 distribuídos, para todo o Estado. De acordo com Luis Junior, o número reduzido de servidores acaba implicando em outros problemas: desvio de função, atendimento precário e aumento da violência.
DESVIO DE FUNÇÃO
“O policial em vez de estar na rua ele acaba provocando o desvio de função, pois tem que ficar na delegacia na guarda do preso, pois o sistema penitenciário não está presente em todos os municípios”, explicou o presidente do sindicato.
Mas além do número reduzido de policiais existe também a falta de estrutura nas delegacias. “Além dos servidores também é preciso de investimento na infraestrutura, hoje contamos com delegacias sem condições de trabalho, o município de Novo Repartimento é um exemplo, não existe área carcerária e nem condições para o atendimento ao público”, acrescentou Luis Junior.
A assessoria da Polícia Civil informou que todas as regiões do Estado foram contempladas com os novos servidores. E que há a informação de que vá ocorrer um novo concurso da Polícia Civil, em 2011. (Diário do Pará)