sábado, 16 de outubro de 2010

Presidente Lula lança Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu

Em uma cerimônia acompanhada por cerca de mil pessoas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quinta-feira (14), às 15h30, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o decreto que cria o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDRS) do Xingu. Lula veio à capital paraense acompanhado de ministros e parlamentares estaduais e federais.

O PDRS visa promover o desenvolvimento sustentável da Região de Integração do Xingu, a partir da união de políticas públicas desenvolvidas pelos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. O que se espera, a partir do plano, é incentivar as atividades econômicas e sociais, com o ordenamento territorial e fundiário e investimentos em infraestrutura.

A Região de Integração do Xingu, com uma extensão territorial de 250,8 km, compreende os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Novo modelo - A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, afirmou que o plano, além de assegurar o desenvolvimento do Xingu, "é uma nova forma de política pública que o Brasil está implementando".
Na ocasião, foi assinado o decreto que cria o Conselho Gestor do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu, que será responsável pela definição dos investimentos assegurados para a implementação do PDRS.
O Conselho Gestor do Plano do Xingu é formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, e de outras instituições. Os recursos - R$ 500 milhões para a implantação do Plano e R$ 1,5 bilhão para investimentos até 2013 - vão preparar a região para as profundas transformações de ordem demográfica, econômica e social previstas para os próximos 20 anos, com a execução de grandes projetos de infraestrutura, como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a pavimentação das Rodovias Transamazônica (BR-230) e Cuiabá-Santarém (BR-163).

"O Conselho Gestor ajudará, a partir de Belo Monte, trabalhar com um novo modelo de desenvolvimento no Brasil", enfatizou o presidente Lula. Ele lembrou que é preciso começar com exemplos, como o do Xingu.
Segundo o presidente, é importante o governo trabalhar com todo o potencial disponível e as parcerias, para dar condições de emprego e renda à população. "É a única chance de ter sucesso total e a preservação da Amazônia, e ao mesmo tempo oferecer condição de desenvolvimento econômico sustentável", concluiu.

Edna Nunes - Secom