quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ana Júlia perdeu em 94 municípios do Pará

Uma análise dos resultados da eleição nos municípios paraenses revela que o governo de Ana Júlia Carepa não conseguiu ser bem avaliado na maioria das cidades do Pará.
O candidato da oposição, vencedor das eleições, Simão Jatene, se saiu melhor em 94 dos 144 municípios (incluindo o recém-criado Mojuí dos Campos). Ou seja, Jatene venceu em 65% do total.
O bom desempenho do tucano nos maiores colégios eleitorais do Estado pode ter sido decisivo para a vitória. Jatene venceu em quatro dos cinco municípios com maior número de eleitores no Estado.
Venceu em Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana, área onde a governadora e candidata derrotada Ana Júlia Carepa chegou a ter mais de 50% de rejeição. Esse resultado não foi surpresa. A RMB foi uma das áreas mais beneficiadas por obras do governo tucano, como Estação das Docas e Mangal das Garças. Em quatro anos, Ana Júlia não conseguiu imprimir uma marca na RMB. Apenas no final do governo, inaugurou parte das obras do programa Ação Metrópole, que melhoraram o trânsito, mas parece que o jeto não surtiu efeito sob a opinião dos eleitores.
Jatene venceu a eleição também em Castanhal, sua cidade natal, e Santarém, impondo uma derrota dupla a Ana Júlia e à prefeita deste último município, Maria do Carmo Martins, que coordenou a campanha ao governo e à presidência.
Em Belém, onde estão 20,6% dos eleitores paraenses, Jatene conquistou 417.748 votos, contra os 334.650 de Ana Júlia, o equivalente a 55,52%.
Em Ananindeua, a vantagem do tucano foi de 26,9 mil votos. Foram 111.828 eleitores de Jatene contra os 84.901 de Ana Júlia. Em termos percentuais, a vitória foi de 56,84% a 43,16%.
Em Santarém, onde está o terceiro maior eleitorado do Pará, o tucano conseguiu sua vitória arrasadora, com mais que o dobro de votos. Foi escolhido por 90,6 mil eleitores contra 42,8 mil que optaram pela candidata à reeleição. Um número que deve servir de alerta aos petistas.
Em dois anos haverá eleições para a prefeitura e se os números da eleição estadual contaminarem o pleito municipal, o PT pode acabar perdendo a maior prefeitura que administra no Estado.
Em Castanhal, a vitória de Jatene não chegou a surpreender. Ele alcançou 54.089 votos, contra 25.631 de Ana Júlia.
Uma das principais bandeiras de Ana Júlia foi a implantação no Pará de uma siderúrgica da Vale em Marabá. Embora o empreendimento seja privado, haverá incentivos do Estado. Ao que tudo indica, Ana conseguiu capitalizar os votos de quem torce pela chegada da Aços Laminados Pará (Alpa) ao Estado. Prova disso é que em Marabá, cidade em que a siderúrgica será implantada, a governadora venceu a eleição, caso único entre os cinco grandes colégios eleitorais.
Mesmo assim, a vitória não foi tão folgada quanto se imaginava. Ana Júlia teve 48.4 mil votos. Jatene conquistou cerca de 44 mil.Os candidatos conseguiram reverter resultados em 17 municípios. Jatene, que havia perdido o primeiro turno em Augusto Corrêa, Bom Jesus do Tocantins, Chaves, Faro e Oriximiná, venceu o segundo turno nessas cidades. Ana Júlia venceu em 12 municípios onde havia perdido antes: Bujaru, Concórdia do Pará, Ipixuna do Pará, Irituia, Moju, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Santana de Araguaia, Santarém Novo, São Francisco do Pará, São João de Pirabas e Xinguara. (Diário do Pará, com informações do DOL)