sábado, 1 de janeiro de 2011

Simão Jatene assume governo no PA

O novo governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), foi empossado neste sábado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, em Belém. A cerimônia, que contou com cerca de mil pessoas, entre parentes, políticos e outras autoridades, também empossou o vice, Helenilson Pontes (PPS). "Espero que a sociedade esteja vigilante sobre nossos atos", afirmou o governador durante o evento.
Do lado de fora do prédio, uma multidão acompanhou a solenidade de posse e de transmissão simbólica do cargo feita pela agora ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT) e Odair Corrêa (PDT).
No discurso para a população, Jatene assumiu um tom de defesa do Estado perante o governo federal. Ele disse claramente que o Pará precisa ser visto pela República como o respeito que merece e garantiu que vai atuar junto aos parlamentares federais para assegurar esse respeito. "Para que o País veja o Pará com a mesma consideração que o Pará vê o País, quando contribui de forma decisiva com o Brasil e suas riquezas", ressaltou o governador, que durante a campanha assumiu um tom crítico em defesa de formas de compensação financeira aos estados exportadores, prejudicados com a Lei Kandir, que desonera as exportações.
Um grande esquema de segurança foi montado para a posse do governador e vice paraenses. Somente no Legislativo, 56 policiais militares e 20 inspetores de segurança trabalhavam no local. A cerimônia popular no lado de fora contou com um contingente bem maior de mais de 200 policiais e outros militares, 150 PM e bombeiros. O cantor paraense Edilson Moreno entoou o hino do Pará, enquanto Jatene e Helenilson Pontes eram empossados.