segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Crime Ambiental

 
Prefeitura Municipal de Uruará esta trocando, os péis pelas mãos, ou pior derrubando castanha do Pará, para utilização da madeira na reforma de pontes, usando motor serra para o beneficiamento da madeira, as castanheiras foram derrubadas e ali mesmo foi feito a serragem da madeira para reforma das pontes do km 185 Transiriri.
Foi localizou 02 castanheiras derrubadas e suas madeiras extraídas, e outra já explorada para ser abatida. É proibido no Brasil, conforme determinam o Decreto nº 5.975 de 30/11/06. Derrubar arvore de castanheiras para qualquer tipo de beneficiamento de sua madeira, em construção, mesmo a arvore estando morta há vários anos tem que ter uma autorização do IBAMA para derrubar e beneficiar sua madeira. Imagina uma arvore que esteja viva e sadia.Esta espécie ocorre em toda a região amazônica e tem grande importância econômica e na alimentação por fornecer a Castanha-do-pará. Apesar de tamanha importância, ainda são abatidas.
-Invadiram o lote de um cidadão, que morra na cidade de Uruará,o lote tem 600mt por 2500 MT todo preservado,e ele nos informou,que esse lote de terra ele não que derrubar nada,e argumentou ainda, que se ele não quer derrubar como e que outras pessoas entrar, em seu propriedade, invadem, e matam castanha-do-pará que e uma arvore Proibida por lei, e não falam nada, ou será que eles pensam que é o dono do Mundo.
As madeiras serradas na medida 20x20 cm quadrados de 10x10cm e ripam de varias larguras fora utilizados nas laterais das pontes.
-Segundo o proprietário do lote invadido á denuncia no Ibama e na Policia Federal já foi registrada.