quarta-feira, 18 de maio de 2011

Centenas de Educadores alunos e pais foram às ruas reivindicar melhorias na educação Uruaraense, Com o som da musica do Cantor Gabriel Pensador (PEGA LADRÂO). Com saída ás 8 horas da escola Melvis Jones com destino a Câmara de Vereadores, Forun e Prefeitura.


Neste dia 17 de Maio um Manifesto organizado pelo Sintepp de Uruará sai as Rua da cidade, centenas de Educadores alunos e pais foram às ruas reivindicar melhorias na educação Uruaraense, Com o som da musica do Cantor Gabriel Pensador (PEGA LADRÂO). Com saída ás 8 horas da escola Melvis Jones com destino a Câmara de Vereadores, Forun e Prefeitura.
 Pois segundo a categoria o Prefeito Eraldo Pimenta disse em uma reunião que deu 31% retroativo a Janeiro onde a categoria diz que o prefeito deu um calote nos educadores. Os manifestantes saíram às ruas e passaram em frente a Câmara de Vereadores e por incríveis que pareça não tinha nenhum vereador na câmara. Mas a passeata contou com a presença do Vereador Wlademir e da Vereadora Maria Piloneto que acompanharam os educadores ate o Forun e por final na Prefeitura municipal de Uruará.
As coordenadoras do SINTEPP Dulci e Cleuma relataram as dificuldades que a educação de Uruará vem vivenciando escolas com merenda de péssima qualidade, onde um aluno relatou que a merenda e muito ruim e só muda o formato do macarrão e a cor, onde a maioria dos alunos não comem a merenda outro ponto e a estrutura das escolas onde a falta de ventilação o mofo,goteiras nas salas de aulas banheiros imundos onde tem alunos que ficam por mais de 5 horas sem fazer sua necessidades pela falta de higiene dos banheiro dos colégios onde falta ate materiais de limpeza.  E segundo a coordenadora do Sintepp dinheiro tem, pois Uruara recebeu do FUNDEB só nesses últimos Quatro meses R$ 7.207.496.48 e cadê esse dinheiro, essa foi à pergunta mais questionada. Segundo as Coordenadoras do Sintepp o dinheiro do FUNDEB esta nas fazendas do Prefeito do secretario de Educação, pois os bois das fazendas dos mesmos não berram como os outros bois normais, eles berram FUNDEEEEEBBBBBBBBB. Em caminhada pelas ruas da Cidade se pode se chamar de rua, pois e só buracos e lama foram feitos muito questionamento no abandono de Uruará, saúde em estado de precariedade.
A Revolta dos educadores Uruaraese esta a flor da pele, pois segundo eles foram enganados pelo prefeito de Uruará. Onde o Prefeito fez uma reunião no dia 06 no Clube Socreca o prefeito oficializou o reajuste no salário do professor de 31%,retroativo a janeiro disse o Prefeito Eraldo Pimenta.
Diante da revolta dos Profissionais da educação do nível superior, alguns nos relataram que foram saqueados, pois a secretaria de Educação diminuiu em media de 10% a 30%, de seus salários, onde alguns receberam aumento, e outros saqueados.
O Vereador Wladimir Lobato Discursou na manifestação onde o mesmo ficou muito indguinado, onde relatou que o Prefeito Eraldo esta praticando um crime onde o mesmo deve ser punido, onde a justificativa do Prefeito e que o Regime Jurídico esta Velho e algumas leis não tem mais validade. Muito revoltado o Vereador disse que o Regime tem validade sim, pois ainda não foi feito outro. Segundo ele isso e um absurdo, pois quando e para usar para prejudicar um funcionário o Regime tem validade, mas quando e para amparar o servidor o Regime Jurídico esta velho isso e um absurdo.
 Onde os educadores relataram o que esta acontecendo no município de Uruará a respeito dos concursados que estão sendo prejudicados. A reivindicação dos Educadores e que ao assumir o novo concurso C-05 o qual foram aprovados a prefeitura reduzio seu salários e tirou o tempo de serviço e terão de passar pelo estagio probatório.
HÁ uns 20 dias atrás a mesma comissão esteve no Ministério Publico estadual com o Promotor de Justiça Dr. Arlindo onde o mesmo disse que os educadores têm direito. E iria tentar resolver a situação e pediu um prazo para averiguar o caso. Depois de uma semana a comissão dos educadores procurou o ministério publico para obter a resposta. Diante de um parecer de uma advogada da prefeitura Dra. Solange onde a mesma diz que os educadores não têm direito, pois o Regime Jurídico esta velho e nesse caso não tem validade.
Segundo o Regime jurídico único no ART.23 À promoção ou o acesso não interrompe o tempo de exercício que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da publicação do ato que promove ou ascende o funcionário
No Art.72- do Regime Jurídico diz, Fica dispensado de novo estagio probatório o funcionário estável que for nomeado para outro cargo publico municipal.
.Em conversa com pessoas que entende de lei, se a prefeitura esta desobedecendo ao Regime Jurídico poderá ser processada e responder por ação civil publica por improbidade administrativa.