sábado, 18 de junho de 2011

Tensão em Uruará

 E tenso o clima em Uruará, município localizado na rodovia Transamazônica, a 900 km de Belém. Mais de 3 mil trabalhadores rurais prometem ocupar uma área indígena conhecida como reserva Cachoeira Seca, que está sendo demarcada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), desde a última terça-feira, 14.
O conflito existe porque 1.460 famílias de colonos e ribeirinhos habitam e mantém roças em uma área de 486 mil hectares, dentro da reserva que tem área total de 734 mil hectares.
A demarcação que está sendo realizada pela Funai prevê a expansão da área dos índios de etnia Arara, que moram na Cachoeira Seca, até os limites dos índios Arara do Laranjal. É exatamente nesta faixa de terra que estão concentrados os colonos e ribeirinhos.
“Até o início da tarde de sexta-feira, existia um acordo entre os colonos e os técnicos da Funai. O acordo prevista a suspensão dos trabalhos de demarcação enquanto uma comissão de colonos se reuniria, em Brasília, com o ministro, em audiência marcada para acontecer entre a segunda e a quarta-feira da próxima semana. Mas o ministro disse que vai receber a comissão, mas não vai suspender o trabalho de demarcação. O que nós tememos é um conflito no local”, afirmou Paulo Medeiros, assessor do deputado Airton Faleiro, que está ajudando intermediando a negociação entre os colonos e Johaness Eck, da Casa Civil da presidência da República.
Eck é o coordenador do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu.
Em Belém, o deputado Airton Faleiro, que atua naquela região, disse que ‘’espera do governa Federal, cautela e maturidade na condução da demarcação da área.
O deputado Airto Faleiro Orientou sua assessoria na área para conversar com os movimentos para buscar um solução pacífica. Os dois segmentos tem suas razões. Sabemos que os índios e os colonos convivem pacificamente há mais de trinta anos e queremos que se mantenham assim”, afirmou o deputado.