quinta-feira, 5 de julho de 2012

Desmatamento ilegal no município de Uruará preocupa secretaria de meio ambiente


Por Joabe Reis
O secretário de meio ambiente do município de Uruará, Anastácio Portela, Vanuzo, demonstrou hoje preocupação com o desmatamento ilegal feito no município com a chegada do verão. “Todos os meses é passado um relatório para secretaria estadual de meio ambiente e para o ministério de desmatamento dentro de Uruará. O prefeito do município assinou no ano passado um acordo com o estado de desmatamento zero para que fosse afastado do município a Força Nacional e o IBAMA, mas nós nos comprometemos em cumprir com o acordo. A gente fala com os agricultores, que inclusive são meus amigos, eles mangam, não estão levando a sério, então como não tenho interesse em prejudicar ninguém eu peço a todos os meus amigos que não desmatem. Utilizem as áreas já desmatadas. Porque se derrubarem 20 30, 50 alqueires cada um em dois anos não poderemos mais desmatar”, advertiu o secretário. O promotor de justiça, Arlindo Cabral Jr., alertou que caso aconteça ou continue o desmatamento ilegal o IBAMA e a força nacional serão acionados. “O secretário de meio ambiente, senhor Anastácio Portela, nos procurou e me trouxe uma preocupação justa e legítima de que está havendo uma série de desmatamento em determinadas áreas do município e pediu minha ajuda, então como promotor de justiça de Uruará eu irei agir e se esses desmatamentos continuarem da forma que estão acontecendo eu irei requisitar o apoio do IBAMA e talvez até a Força Nacional para fazer a apuração dos acontecimentos. Por isso peço a quem estiver desmatando de modo ilegal que pare de desmatar e de descomprir a lei ambiental porque haverá conseqüências”, asseverou o promotor.