sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Inadimplência e furto de energia na mira da Celpa

Atualmente, 1/3 de toda a energia elétrica distribuída pela Celpa é furtada, transformando o Pará num dos estados com maior índice de perdas em todo o país. A partir desta semana, a empresa inicia uma grande ação para combater o furto de energia e a inadimplência, começando pela Região Metropolitana de Belém e municípios do entorno. A ação faz parte do plano de investimentos para melhorias no sistema elétrico iniciado pela Celpa no primeiro semestre. A estimativa da empresa é destinar aproximadamente R$ 250 milhões no combate às perdas e furto de energia até 2012, quando a empresa espera reduzir essas perdas para 23%. Nos últimos anos, a Celpa vem intensificando as ações contra o furto de energia elétrica e, além de iniciativas de fiscalização e regularização de débitos, a empresa está expandindo soluções como Sistema de Medição Centralizada, que envia informações sobre irregularidades por rádio freqüência para uma central, e as chamadas redes blindadas, que inibem a ação do furto. Hoje 80 mil consumidores já possuem esse sistema. A previsão é que esse número aumente para 100 mil até o final do ano. “Hoje toda a medição é centralizada e digital. Da central podemos ler, corrigir e cortar a energia e depois religá-la sem precisar deslocar equipes para o local”, explica Otávio Rennó, diretor de distribuição da Celpa. Partes do Paar, Icuí, Guamá e Jurunas, além de Marituba já possuem sistema de medição digital instalados:
INTERRUPÇÃO
Segundo dados da empresa, cerca de 149 mil unidades consumidoras estão prestes a ter o fornecimento de energia interrompido por falta de pagamento. Para incentivar esses consumidores a regularizarem suas faturas, o plano de ação está dividido em três fases. A primeira delas é a cobrança das faturas vencidas e não quitadas. O contato com o consumidor será feito por meio de ligação gratuita (0800 6060 204), visitas de técnicos devidamente identificados e envio de correspondências.Na segunda fase será realizada a suspensão do fornecimento e, logo em seguida, começa a terceira fase, que são as fiscalizações das ligações de energia elétrica nas unidades consumidoras que tiveram o fornecimento interrompido. “O objetivo é evitar que, após o desligamento por inadimplência, sejam feitas as religações ilegais, os chamados ‘gatos”, explica Rennó.O projeto mobilizará 170 equipes nos serviços de corte e fiscalização em toda Belém, que será intensificada para evitar reincidências nas fraudes. Rennó explica que diminuindo as perdas, a empresa aumentamos os investimentos na melhoria do sistema de distribuição. “Sem falar que as ligações clandestinas também causam curtos-circuitos, apagões e riscos de acidentes”. Além do risco de ir para a cadeia, os fraudadores terão de pagar pela energia consumida indevidamente por meio de processos legais de cobrança.Inicialmente, a ação contra o furto de energia e inadimplência abrangerá as classes residencial, industrial, comercial e rural de Acará, Americano, Ananindeua, Belém, Benevides, Benfica, Bujaru, Cotijuba, Marituba, Pau D’arco, Santa Bárbara, Santa Izabel e outros. Em alguns deles, o percentual de perda chega à metade da energia distribuída. A segunda região a ter o projeto de recuperação de perdas implantado será Marabá. (Diário do Pará)