quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

URUARÁ: POSSE DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO

PREFEITO DE URUARÁ EVERTON VITÓRIA MOREIRA, VICE MARINES NICOLODI BAPTISTA E OS 13 VEREADORES SÃO EMPOSSADOS
Por: Cirineu Santos Fotos: Valdecir Mecca e Kleber Ponce
Prefeito, vice e vereadores empossados

Tomou posse nesta terça-feira, 01 de janeiro de 2013, o prefeito, a vice-prefeita e os 13 vereadores eleitos em Uruará, no dia 07 de outubro do ano passado. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicolini durante a manhã e contou com a presença de milhares de pessoas que, assistiram a primeira Sessão da Câmara, eleição da diretoria da mesma, bem como a nomeação dos secretários municipais que comporão o governo Municipal.
Da gestão atual da Câmara, foram reeleitos Gedeon de Souza Moreira (PTB), Gilmar Antonio Milanski (PMDB), Jachison de Oliveira Lima (PP) e Macedonio Lima do Nascimento (PPS). Dos novos vereadores, estão Amauri Sousa de Oliveira (PTB), Antonio Paulo de Medeiros (PT), Aparecido Luiz Macedo (DEM), Manoel Ribeiro de Castro (PMDB), Edson Moreira da Silva (PR), Silvestre Pinheiro da Silva (PDT), Rodoaldo Pacheco (PR), Zenilson da Silva (PR) e Valdeci da Silva Terra (PTB). A princípio, o vereador mais votado, Amauri Sousa de oliveira, assumiu a presidência da Câmara, secretariado pelo vereador Paulo Medeiros, os quais convidaram os vereadores eleitos para entregarem suas declarações de bens e o diploma de vereador. Após, ficaram todos em pé e fizeram o compromisso de posse de: manter, defender, cumprir e fazer cumprir as constituições do Brasil, do Estado, a Lei Orgânica do Município e observar e fazer observar as Leis, promover o bem geral do povo, além de desempenhar leal e honestamente o mandato que lhes foi confiado, objetivando construir uma sociedade livre, justa e solidária.
Mesa Diretora da Câmara de Vereadores
Após a posse dos vereadores, foi efetivada a eleição da Mesa Diretora da Casa de Leis que, com chapa única, composta pelos vereadores: Gedeon Moreira (Presidente), Valdeci da Silva (Vice-Presidente), Gilmar Milanski (1º Secretário) e Zenilson da Silva (2º Secretário) foi eleita para o biênio 2013/2014, com 10 votos a 03.
Prefeito Everton e vice Maris Nicoloidi
Depois da eleição da Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Gedeon Moreira, empossou o prefeito Everton Vitória e a vice-prefeita Maris Nicolodi.
Secretariado do Governo Municipal
Depois da posse, o prefeito empossado, agradeceu em seu discurso a Deus pela vitória e ao povo uruaraense que o elegeu em seguida, anunciou oficialmente seu secretariado. Farão parte deste governo: na Administração, Júlio Mágno Baptista; como Chefe de Gabinete do prefeito, Leandro Souza de Oliveira; na Educação, Rosangela Pontes; na Saúde, Minelvina Rodrigues; no Meio Ambiente, Ramissés Grupa; na Viação e Obras, João Ivalnê Amaral; na Agricultura, Wandeir Reis Costa; na Assistência Social, Daniella Soares Christofoletti; na Selctur, Diva Cássia e Tesouraria Léia Christofoletti.
                                                            HISTÓRICO
Everton Vitória Moreira (PDT) e Marines Nicolodi (DEM) foram eleitos com 10.859 votos, nas eleições de outubro, num porcentual de 51,79% dos votos. Ele, nascido em 04 de setembro de 1977 em Belo Horizonte – MG, casado com Daniella Soares Christofoletti, pai de duas filhas Gabriela e Isabela e filho de Edéuzio Moreira e Deusa Vitória Moreira, assume a prefeitura com o slogan de que Uruará Pode Mais.
PROJETOS
Prefeito no discurso de posse da
Segundo Everton Moreira, o Banha, o primeiro momento, é fazer um levantamento nos setores da prefeitura e ver como está à máquina pública. “Faremos um recesso. Um trabalho interno. Veremos como está a prefeitura. Posteriormente passar para população a real situação”. Segundo ele, os trabalhos que não poderão parar serão os da Saúde, Educação e o de limpeza pública.
Banha parabenizou os vereadores e disse que o Executivo estará de mãos dadas para juntos trabalhar em prol do Município. “Percebemos uma Câmara parceira. Uma Câmara que quer mostrar serviço. Acredito que a bandeira é uma só: o Município de Uruará”, disse. Com relação ao secretariado, o prefeito explicou que utilizou como quesito, a parte técnica e a parte política. “Teoricamente a escolha dos secretários teria que ser técnica, mas às vezes, não temos a oportunidade. Então, fizemos um misto, entre a política e os cargos técnicos. A escolha foi feita a dedo e muito bem estudada e elaborada. Avaliamos o perfil curricular desses profissionais, com histórico de trabalho e competência no setor escolhido. Fizemos uma escolha consciente, que mostrará transparência e competência diante da população”, informa.   Ele deixou claro que os secretários municipais terão autonomia para a execução de seus trabalhos. “No que a Lei Orgânica Municipal permite fazer, o secretário terá 100% de autonomia. Terá carta branca na sua pasta. Ele tem que mostrar a competência dele. Trabalhar em harmonia com os demais secretários e equipe de governo. Se, numa avaliação, daqui a algum tempo, vermos que este secretário não está desenvolvendo um bom papel, iremos conversar com ele, ou procuraremos alguém que o substitua e dê este suporte que o povo e nossa administração espera”, explica.O prefeito Banha se comprometeu em trabalhar em prol da população em todos os aspectos. Terá como prioridade a Saúde e a Educação. “Iremos focalizar nosso governo em todas as frentes de trabalho, mas estes dois itens (Saúde e Educação), não podem parar. Daremos prioridade.” O prefeito eleito relembrou que quando estava em campanha, muitos diziam que o sonho era impossível. “Mas aconteceu. Hoje, eleito e empossado a questão é outra: ‘o desafio é muito grande’. ‘Você não vai dar conta’. ‘isso não vai funcionar’. Mas como provamos na eleição que somos capazes de vencer, vamos provar juntos que iremos fazer uma boa administração e que Uruará irá se transformar. Iremos trabalhar em todos os setores do Município. Estar junto com a população”. Banha disse que ainda não teve a oportunidade de visitar as comunidades, mas a partir de agora, estará visitando as famílias, agradecendo a confiança e mostrando trabalho. “Agradeço a Deus em primeiro lugar, a todos os uruaraenses e contem comigo”, agradeceu.
Vice-Prefeita no discurso de posse
Para a vice-prefeita Marines Nicolodi, é uma honra e satisfação ser a primeira mulher a exercer uma função frente ao Executivo Municipal. Para ela o desafio é trabalhar em prol das famílias uruaraenses. “Estaremos trabalhando em conjunto, abraçados em prol de todas as causas, sejam elas do campo ou da cidade. Quero colaborar em todos os setores”. Moradora há mais de 30 anos em Uruará, estará atuando em todos os segmentos para dar melhor qualidade de vida à população.
LEGISLATIVO. Para o vereador Gedeon Moreira, a reeleição a vereador e eleição a presidente da Casa, foi um presente recebido. Segundo ele, um presente que será retribuído com trabalho. “Trabalharemos em prol do povo. Representante do povo e quero retribuir isso com muito trabalho. Estaremos dispostos a colaborar com o prefeito. Não queremos atrapalhar o desenvolvimento do Município. Iremos trabalhar em prol do crescimento. Estaremos legislando, fiscalizando, criando projetos e ouvindo a população”. Após a assinatura da ata de posse e encerrada a sessão, o prefeito, vice-prefeita e vereadores receberam os cumprimentos da população que, aguarda nos próximos quatro anos, trabalho, desenvolvimento, transparência e compromisso.