quarta-feira, 8 de maio de 2013

NOTA DE REPÚDIO À JORNALISTA SILVIA SALES.

Sem ética, sem profissionalismo e sem respeito à classe.
A Associação dos Profissionais da Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX) vem a público expressar sua indignação diante das recentes publicações que colocam em cheque a credibilidade, a responsabilidade e a atuação da imprensa regional, na apuração e divulgação da ocupação do Sítio Belo Monte por indígenas. Publicações estas que mostram o total desconhecimento da realidade local, do trabalho da imprensa regional e dos reais acontecimentos.
Desde o início da ocupação do canteiro, emissoras de TV, rádios, blogs e jornais impressos fizeram esforços para manter o público local e suas redes estaduais atualizadas sobre tudo o que acontece no canteiro: desde a ocupação, a chegada das forças policiais, as tentativas de acordo e os incidentes com jornalistas. A entidade entende que o ímpeto profissional e o desejo de chamar atenção para o fato podem levar alguns profissionais a cometerem erros, mas, jamais permitirá julgamentos errôneos, desnecessários e desrespeitosos. A entidade repudia profundamente o fato ocorrido com os jornalistas que foram obrigados a se retirar do canteiro após decisão judicial. Os profissionais de Altamira também foram obrigados a deixar o local, uma equipe foi, inclusive, hostilizada e ameaçada pelos próprios indígenas, que hoje pedem a presença da imprensa internacional, descartando a qualidade, história e profissionalismo dos jornalistas que atuam em Altamira e nas cidades vizinhas há mais de quatro décadas. O que ocorre no canteiro é diariamente veiculado nas emissoras locais, uma simples conferência à programação pode e irá esclarecer isso. Aqueles que vivem fora de Altamira, muitas das nossas emissoras possuem páginas na internet, além dos inúmeros blogs, portais de notícias e jornais impressos, todos apresentando fatos e fotos do ocorrido. Portanto, a entidade não aceita a alegação infundada e pede mais respeito aos jornalistas que trabalham com dificuldade, muitas vezes sem a atenção e o apoio de profissionais formados, de renome. Celeiro de informação, Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, a região da Volta Grande, são notícias no mundo e, grande parte deste mérito deve-se ao trabalho de profissionais que vivem aqui na região, que mantém seus blogs atualizados, e trabalham incansavelmente para que a notícia, seja ela qual for, chegue ao público de forma parcial, ética e responsável. Recentemente conseguimos galgar mais um degrau nessa escalada que, ainda sonha com um curso de jornalismo para a região, com apoio de empresas como a Norte Energia, iremos realizar o I Seminário de Comunicação do Sudoeste do Pará. Um evento que pretende trazer profissionais qualificados e apresenta-los aos novos e sonhadores profissionais da região, mérito desta associação e do grupo de repórteres, cinegrafistas, editores e fotógrafos que produzem notícia.
O evento tem vários parceiros, as prefeituras de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo, além do Sinjor-PA e da Fenaj - parceiros que garantiram a realização de um sonho e que se juntaram a categoria para levar até o público, uma notícia sempre imparcial. Usar esse evento como pano de fundo para agredir a imprensa local é antes de tudo um desrespeito ao trabalho feito por esta associação.
Nunca PERMITIMOS e jamais ACEITAREMOS que apoiar uma causa jornalista RECEBA como cortesia, o silêncio. A prova disso é o resultado mostrado diariamente nas televisões, rádios, blogs e jornais da região. Só não SABERÁ a verdade, quem não a BUSCAR. Nós, aqui no sudoeste do Pará, aprendemos a profissão no dia a dia. Você, Jornalista, antes de acusar, ouça todas as versões. Isso nós não aprendemos nos bancos da faculdade. Carlos Magno – Presidente da ASPIATX