sexta-feira, 26 de julho de 2013

TRANSAMAZÔNICA - DESBRAVADORES DA AMAZÔNIA

DESBRAVADORES DA AMAZÔNIA – PIONEIROS DA TRANSAMAZÔNICA REALIZAM AUDIÊNCIA E BUSCAM INDENIZAÇÃO E APOSENTADORIA DE UM SALÁRIO PRÊMIO MENSAL
Realizada nesta quinta-feira (25), dia Nacional do Produtor Rural, a Audiência Pública dos Pioneiros da Transamazônica. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicolini e contou com a presença dos pioneiros da década de 70, que envolve pelo menos 14 (quatorze) municípios localizados na Rodovia Transamazônica.
Antes da abertura oficial da Audiência Pública, pioneiros já relatavam sua história e as dificuldades enfrentadas no início da colonização. Também foram expostos quadros, banner com fotos da época e um mural com cartas escritas por eles. Também foi exposto um tapiri, em memória do abrigo (casa), na época e, durante a audiência foi demonstrado o processo de pilagem do arroz, café e milho (em um pilão rústico).
Presidentes e representantes de sindicatos de produtores e trabalhadores rurais, bem como vereadores,
secretários municipais, a vice-prefeita Maris Nicolodi e o deputado Federal Wandenkolk Gonçalves falaram da luta e o reconhecido do trabalho realizado por estes pioneiros desde a década de 70 e da busca de uma indenização de um salário prêmio mensal para os que chegaram e permaneceram na região no período de 1972 à 1978, como também aos que nasceram na região no início da ocupação até o ano de 1984.
Além dos pioneiros, se fizeram presentes, Maris Nicolodi, (prefeita em exercício de Uruará); Cirilo Nicolodi, Nelson Nardini e Carlindo Silva (Comissão Organizadora dos Desbravadores da Amazônia); Wandenkolk Gonçalves (Deputado Federal); José Aparecido (FETAGRI);
Gilmar Milanski e Amaury Buxudo (vereadores Uruará); Denilson Amorim (vereador de Placas); Edson Ferreira (Presidente do Sindicato dos Produtores Uruará); Ivan, Jeová e Chico Aguiar (Sindicato dos Produtores de Medicilândia); Zequinha (Associação dos Canavieiros de Medicilândia); Celson Alves “Ninico” (Sindicato dos Agricultores de Placas); Francisco Canidé (Sindicato do Produtores de Brasil Novo) e, Amilton e Celito (Sindicato dos Produtores e Trabalhadores de Rurópolis).
Os pioneiros, desbravadores da Transamazônica, foram trazidos pelo INCRA, através do Decreto Federal - Lei nº. 1106, de 16 de Julho de 1970, sancionado pelo presidente Garrastazu Médici, sob os lemas “INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR A AMAZÔNIA” e “UMA TERRA SEM HOMENS PARA HOMENS SEM TERRA”.
Durante a audiência foi debatido, como foi o processo de ocupação da região pelas famílias trazidas no período de 1970 à 1974, com o objetivo de ocupar, produzir e defender a Amazônia, até então uma parte do País sem habitantes. Porém, a proposta de convencimento para as famílias se deslocarem de suas origens não foi cumprida pelo Governo Federal, ocasionando o retorno de muitas famílias e as que aqui permaneceram, e hoje consideradas pioneiras e mentoras da Audiência, sofrendo todo tipo possível de dificuldades com semelhanças ao trabalho escravo, uma vez que se consideram enganadas pela propaganda da terra prometida e seus benefícios.
Esse trabalho de reconhecimento, já vem sendo discutido na região e muitas entidades e sindicatos de trabalhadores e produtores rurais já aderiram à causa, como a FAEPA - Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, que já emitiu a Portaria nº. 009, de 14 de Maio de 2012, criando um Grupo de Trabalho para estudar e elaborar a proposta de benefícios aos produtores e trabalhadores rurais da Rodovia Transamazônica, ou seja, os Pioneiros.Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos e Célio Birro