sábado, 23 de novembro de 2013

Programas de Saúde Bucal ganham 27 consultórios com ações da Norte Energia na região do Xingu

Empresa construiu unidades básicas de saúde com consultórios odontológicos e entregou 5 odontomóveis
“Se eu tivesse recebido o atendimento que meus filhos vão ter agora, eu não teria vergonha de sorrir”, declara Darlene Xavier Santos, dona de casa que aos 28 anos nunca foi ao dentista. Moradora do Ramal dos Coco, em Vitória do Xingu, sudoeste paraense, Darlene comemora o fato dos filhos e a comunidade ganharem a oportunidade de ir a um dos consultórios odontológicos construídos pela Norte Energia nos cinco municípios da área de influência direta da usina hidrelétrica Belo Monte. Já são 27 unidades básicas de saúde construídas e 28 equipadas. Com a entrega desta obra em setembro passado, a Norte Energia cumpre uma das ações previstas no Projeto Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte (PBA), e investe em um dos setores que mais sofrem com as grandes dimensões territoriais do país e com a dispersão de investimentos: a saúde bucal. Segundo a Organização Brasileira de Odontologia (ABO), cerca de 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Os municípios do interior dos Estados seriam os mais prejudicados, apesar do Brasil registrar 21.700 equipes de saúde bucal, maior número de profissionais por indivíduo no mundo, conforme informações da ABO. Como parte das condicionantes socioambientais nos municípios da área de influencia direta, a empresa Norte Energia construiu quatro unidades de saúde (UBS) com consultórios odontológicos em Altamira, sete em Anapu, cinco em Brasil Novo, cinco em Senador José Porfírio e seis em Vitória do Xingu. As obras garantem atendimento médico e odontológico de qualidade, e beneficiam famílias como a da dona de casa Darlene Xavier.
Todos os consultórios construídos pela Norte Energia são equipados com instrumentos para consultas rotineiras e pequenas cirurgias como restaurações e extrações. As salas são climatizadas e o espaço disponível para atendimento é confortável, aporte indispensável para quem administra em grandes distâncias, segundo o secretário de saúde de Vitória do Xingu, Murilo Sousa. “Com apoio da Norte (Energia) nós estamos criando uma rede de atendimento e chegando a localidades que antes não conseguíamos alcançar, uma inclusão social de fato”, declara.
PDRS-X
Além do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte, a região da Transamazônica e Xingu têm outro parceiro do programa de saúde bucal, o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu ( PDRS-X). O plano já entregou cinco unidades de atendimento móvel equipadas que percorrem as pequenas localidades da zona rural que não possuem consultórios. “O veículo vai aos lugares mais distantes e carentes, para que todos possam ser atendidos. Se na comunidade não há posto de saúde, o odontomóvel vai e faz esse papel”, destaca o secretário de saúde.
O “odontomóvel” é um utilitário tipo van adaptado como consultório odontológico com todos os equipamentos necessários para procedimentos mais simples como restaurações, extrações e ações preventivas feitas na própria localidade. Assessoria de Comunicação Norte Energia