quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NOTA À IMPRENSA

A Norte Energia informa que foi notificada por e-mail no final do dia de ontem (18/12/2013 - às 17:58), da Decisão proferida pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, TRF1, determinando a paralisação das obras do empreendimento da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A empresa informa que está tomando todas as providências cabíveis para que, de forma planejada e com total segurança, mantenha a integridade física de todas as trabalhadoras e trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e possa dar cumprimento à decisão proferida pela 5ª Turma pelo TRF1. Atualmente, as obras da Usina contam com um efetivo de mais de 20 mil trabalhadores. Neste sentido, qualquer paralisação das obras demanda um plano de contingência com segurança, incluindo uma gigantesca logística de desmobilização e a manutenção de serviços essenciais tais como alimentação, transporte, segurança e atendimento médico.
A Norte Energia informa, ainda, que nesta manhã está peticionando junto aos membros da 5ª Turma do TRF1 o seu Plano de Desmobilização Programado com a suspensão dos recursos para as obras da UHE Belo Monte incluindo as ações referentes às condicionantes como a construção de hospitais, casas, escolas, saneamento básico, aterros sanitários, estações de tratamento de água e de esgoto, pavimentação , e obras nas aldeias indígenas, bem como o fornecimento de medicamentos, transporte escolar, pagamentos de equipes de saúde e insumos para produção agrícola em todas as aldeias indígenas incluídas no Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena.
A paralisação será realizada de forma segura e programada, mas a Norte Energia ressalta sua preocupação com os graves problemas que podem ser causados para a população da região do empreendimento e em especial para a saúde pública dos municípios abrangidos pelas obras.
Assessoria de Imprensa - Norte Energia