quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Norte Energia entrega a primeira das 4.100 casas dos novos bairros de Altamira

A Norte Energia S.A entregou a primeira casa das 4.100 moradias destinadas às famílias que vivem nas
áreas dos Igarapés de Altamira e que receberão casas da Norte Energia nos 5 novos bairros construídos na área urbana do município. A família de Dona Suely Moreira da Silva, 36 anos, e do servente Ednaldo Reis Ferreira, 35 anos, receberam as chaves da residência das mãos do Diretor Socioambiental da Empresa, João Pimentel, no começo da tarde desta terça-feira, 14. A casa foi entregue totalmente pronta e fica no bairro novo Jatobá, que deve receber 1.250 famílias reassentadas.
A cerimônia de entrega, que contou com a presença da Coordenadora da Casa do Governo Federal em Altamira, Sra Cleide de Souza, colaboradores da Norte Energia e empresas parceiras, foi feita sob forte comoção e aplausos dos presentes. Suely chorou ao descerrar a faixa de inauguração, em ato simbólico junto com superintendentes e colaboradores da Norte Energia, declarando: “Tanto que a gente pediu a Deus para chegar essa hora e essa hora chegou”, disse. Ela e o marido Ednaldo vão morar com os quatro filhos: Luiz Carlos, de 16 anos; Luiz Fernando, de 13 anos; Ronaldo Luiz, de 9 anos; e a caçula Suelen, de 5 anos de idade.
A casa recebida pela primeira família é feita em concreto armado no modelo padrão construído pela Norte Energia e tem 63 metros quadrados com 3 quartos, sendo um deles suíte, uma sala conjugada com uma cozinha americana e mais um banheiro social. Todos os banheiros possuem louças sanitárias instaladas, pias, torneiras e utensílios instalados. A residência foi entregue com água e energia funcionando perfeitamente e está localizada em uma rua com calçamento, iluminação pública, esgotamento sanitário e drenagem para água das chuvas. O bairro já possui uma Unidade Básica de Saúde provisória para fazer os primeiros atendimentos às famílias que estão chegando às novas casas, inclusive com exames clínicos para diagnóstico de malária. Ao lado do posto médico, há ainda o Núcleo de Educação Ambiental do Xingu (Nucleax) para orientar sobre a coleta seletiva de lixo e outras questões e um Plantão Social que servirá para tirar dúvidas, receber sugestões e solucionar possíveis problemas dos moradores.
Ednaldo, Suely e os filhos foram transferidos da margem da Rodovia Ernesto Acioly, conhecida como Rua da Peixaria, próximo ao Beco do Cleonardo, no bairro da Colina. A família morava em uma palafita de madeira coberta com telhas de amianto e lona plástica. O banheiro não possuía fossa séptica ou qualquer outro tipo de esgotamento sanitário, com os dejetos despejados diretamente na área alagada embaixo do assoalho.
A dona de casa diz que está satisfeita e comemorou a nova vida. “Quando chegava o inverno a gente já começava a ficar nervoso. Agora a gente vai poder criar os filhos com mais tranquilidade numa casa boa”, comentou. “Agora é uma vida nova”, afirmou.
O Diretor João Pimentel agradeceu as famílias pelo “pioneirismo”. “Para nós é uma momento de realização e de felicidade. É o resultado de um trabalho sério e feito em equipe que vai continuar ao longo de todo esse ano para entregarmos todas as casas que estão no cronograma”, declarou. Ele explicou ainda que até amanhã mais dez famílias devem chegar ao Jatobá e a partir de agora aumenta o ritmo de mudanças conforme as casas sejam concluídas.
“Ao longo de 2014, vamos entregar as 4.100 casas nos cinco novos bairros. O mais adiantado é o Jatobá e o próximo a entrar em fase de conclusão de obras é o São Joaquim”, assinalou Pimentel. Durante a cerimônia, ele agradeceu ainda a participação de todas as empresas envolvidas no processo de relocação, como também à Prefeitura Municipal de Altamira e ao Governo Federal.
Os donos da casa receberam do superintendente fundiário da Norte Energia, Luiz Garcia Zoccal, o manual do proprietário que vai ajudar a conhecer como a casa foi construída e orientar os usos e possíveis adaptações na residência. Zoccal também entregou os documentos de posse da casa e se emocionou com o momento. “Quero que vocês fechem os olhos e mentalizem o lugar que vocês viviam antes e abram os olhos agora para ver o lugar que vocês estão chegando para começar uma vida nova”, concluiu ele.
Anderson Araújo Assessoria de Imprensa Norte Energia S.A