quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

REALIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS DAS ESPECIALIDADES DE OFTALMOLOGIA E ORTOPEDIA NO ANO DE 2013

O município de Uruará encontra-se em constantes mudanças, nos setores da saúde essas mudanças vem acontecendo em um curto período de tempo, mas em grandes proporções. No ano de 2013 diversos aparelhos e equipamentos foram substituídos no Hospital Municipal, postos de saúde foram ampliados e reformados, consultas e cirurgias ortopédicas e oftalmológicas sendo realizadas no município, entre outros trabalhos.
Dentre esses trabalhos realizados em 2013, é importante ressaltar as especialidades medicas de ortopedia e oftalmologia. Mensalmente são realizadas consultas e cirurgias ortopédicas, os pacientes dessas especialidades podem ter o atendimento em nosso município e não mais ficar esperando para ser
referenciado para outro hospital. A Ortopedia, ao contrário de outras especialidades, abrange o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias. Sendo que o médico ortopedista é um cirurgião habilitado para o tratamento de deformidades congênitas e traumas, fraturas entre outras lesões. A enorme importância da especialidade é oriunda da capacidade de alívio da dor, restauração da função e correção de deformidades dos pacientes através dos diversos tratamentos ortopédicos existentes.Através desse especialista Dr.º Eron Dantas foi possível realizar aproximadamente, entre consultas e
cirurgias, 1800 atendimento no ano de 2013.
Na especialidade de oftalmologia também tivemos, consultas, cirurgias de catarata e pterígio(carne crescida) e o acompanhamento aos pacientes que realizaram essas cirurgias, além de palestra realizada pelo próprio medico Dr. João Candido Neto, esclarecendo as duvidas dos pacientes que realizaram as cirurgias como, alimentação, medicação, esforços físicos e recuperação rápida e saudável pós-cirurgia. Foram realizados aproximadamente 700 atendimentos, incluindo cirurgias e consultas, neste ano de 2013. Podemos notar a importância da oftalmologia quando se leva em conta que a visão é responsável pela percepção de cerca de 70% das informações sobre o mundo exterior que um ser humano recebe.
Receber esses especialistas em nosso município é de fato um trabalho importante, um dos motivos que vale ressaltar e quanto a recuperação pós-cirúrgico dos pacientes que sem duvidas é uma das grandes vantagem de poder realizar essas cirurgia em nossa cidade. Mais uma vez é possível notar que a equipe que vem trabalhando em prol da saúde da população uruaraense, não mede esforços para que essas mudanças e avanços ocorram. Nesse novo ano que se inicia a secretaria de saúde em parceria com o Governo Uruará Pode Mais continuará trazendo essa e outras especialidades para melhor atender os usuários.
Por: ASCOM/PMU Adriany Storch Fotos: Eliel Santos e Cirineu Santos