sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

URUARÁ FOI CONTEMPLADO COM 07 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Projeto ilustrativo da unidade de Saúde
A Prefeitura Municipal de Uruará, através da Secretaria Municipal de Saúde recebeu autorização do Ministério da Saúde para iniciar as obras de construção das 07 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as quais o Município de Uruará foi contemplado, o Engenheiro Civil da Prefeitura de Uruará Marcelo Portela juntamente com o Engenheiro Civil Wagner Farias e o Gerente da Construtora GEF estiveram nesta semana fazendo visitas nos pontos onde serão realizadas as obras. Essas Unidades Básicas de Saúde serão construídas nos seguintes bairros: Bairro Pimentolândia, Bairro Tucuruí, Bairro Vila Bonita, km 175-faixa, km 165 a 15 quilômetros da faixa, km 190 comunidade Bela Vista e km 200 norte- Comunidade Santa Fé.
Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde os pacientes podem receber atendimentos básicos e gratuitos. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica e que tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde.
O Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde é uma das estratégias do Ministério da Saúde para estruturar, qualificar e fortalecer a atenção básica no município. A utilização desse projeto permitirá aos municípios economia de tempo e recursos, assim possibilitará a construção de unidade com infraestrutura adequada tanto para os profissionais de saúde como para os usuários do SUS.
As obras de construção serão em ritmo acelerado, no prazo de 07 meses e em poucos meses após o término da construção e instalações de equipamentos os moradores dessas localidades poderão ter suas próprias unidades básicas de saúde, com infraestrutura para atender à demanda da população e que não precisará se deslocar das vicinais ou dos bairros distanciados para serem atendidos.
Os recursos financeiros para a construção destas unidades foram conseguidos junto ao Governo Federal, conquistado pela Prefeitura Municipal de Uruará - Governo Uruará Pode Mais, através de uma importante parceria que está sendo desenvolvida.
As Unidades receberão equipamentos de qualidade e equipe técnica qualificada que oferecerá entrega de medicações, serviços de prevenção e promoção à saúde. Nessas unidades também serão oferecidos, as campanhas de vacinação, consultas de pré-natal, além de cuidados e acompanhamentos de pacientes com diabetes, tuberculose, hanseníase e hipertensos. De acordo com o projeto, todas as unidades básicas de saúde serão construídas obedecendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e contará com as seguintes descrições de estrutura: recepção, consultório odontológico, sala de observação, sala para clínico geral, cozinha, copa, almoxarifado, sala de vacinas, curativos, esterilização, banheiros, sala de inalação coletiva, consultório indiferenciado, dispensação de medicamentos, depósitos para material de limpeza e resíduos sólidos, deposito para resíduos comuns, contaminados e recicláveis, entrada e saída para ambulância.