quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

VITÓRIA DO XINGU: Investimentos na Saúde – Laboratório Municipal Recebe Novo aparelho de Bioquímica.

EQUIPE DO LABORATÓRIO CENTRAL - VTX
O governo o progresso é para todos continua investindo no serviço de saúde na cidade de Vitória do Xingu, o mais novo equipamento adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde, vai auxiliar na realização de exames. Trata-se do aparelho de Bioquímica, totalmente automatizado A15 Biosystems, que vai proporcionar maior agilidade para os resultados de exames de rotina encaminhados ao laboratório central, que este localizado no hospital municipal.
Antes da aquisição do aparelho, a realização de
exames era deficiente e a população sofria com longa espera. A partir de agora, o Laboratório tem suporte e tecnologia suficiente para atender a demanda de exames encaminhados pelas nove (9) Unidades Básicas de Saúde, espalhadas na zona urbana e rural, hoje o laboratório atende pacientes vindo de várias cidades como, Altamira, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Anapú, são realizados mais seis mil exames por mês.
MURILO SOUSA - SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE VTX
O secretário Municipal de Saúde, Murilo Sousa, afirma que a compra do aparelho foi de estrema necessidade, e que com o auxílio da nova máquina, o número de exames realizados no Laboratório praticamente triplicou. Além disso, ele assegura que com a chegada do equipamento, a Secretaria Municipal de Saúde irá economizar recursos, por eliminar grande parte dos exames terceirizados. Foi firmado também parceria com laboratórios de apoio, onde são enviamos somente os exames mais complexos ”, disse. Segundo o biomédico do Laboratório Municipal, Eluan Taysson Mesquita, o local já possuía um aparelho de Bioquímica, porém era realizado de forma semiautomático manual. “Com este novo aparelho, que é mais moderno, não precisamos fazer o trabalho manual de aplicar os reagentes, dosar no tubo e abastecer novamente. Agora, tudo é feito de forma automática e com essa tecnologia, aumenta também a qualidade dos trabalhos, pois o resultado sai direto no computador e nos proporciona menos chance de erros”, afirmou o especialista. O Laboratório Municipal do hospital municipal de Vitória do Xingu conta com mais dois aparelhos de Bioquímica, um Contador de Células Hematológico, uma centrífuga, microscópios, entre outros. FOTOS - ASCOM SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TEXTO - DEL JR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO