segunda-feira, 10 de março de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUARÁ EM PARCERIA COM FUNDAÇÃO VIVER, PRODUZIR E PRESERVAR FAZ A ENTREGA DE VEÍCULO PARA ASSOCIAÇÃO URUARAENSE DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA – AUPD

Os membros da Associação Uruaraense dos Portadores de Necessidades Especiais - AUPD, do município
de Uruará, receberam na última sexta-feira (07) uma Van adaptada. A instituição foi beneficiada pela ação da Norte Energia, em atenção ao projeto da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) com o apoio do Governo Uruará Pode Mais, aprovado pelo Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X). A entrega do veículo aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Everton Banha, a vice-prefeita Maris Nicolodi, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades, associações, sindicatos, e servidores públicos municipais.
A associação atende pessoas das zonas urbanas e área rural do município. São jovens, crianças e adultos que necessitam de transporte adequado e acompanhamento para tratamento médico. Apresentado pela
FVPP, o projeto beneficia 200 membros da associação e indiretamente, outros 150 usuários, que também poderão contar com o auxílio do veículo.
Segundo informou o prefeito Everton Banha, a Van tem capacidade para comportar quatro cadeiras de rodas e mais quatro bancos na parte traseira, além de um corredor amplo. “Para garantir a segurança dos usuários, o veículo conta com cinto de segurança no teto para dar apoio às cadeiras de rodas e outro cinto no chão, para travamento das rodas um item que também facilitará a vida dos usuários é a rampa, que dá acesso ao carro e inclina em um ângulo de até 180 graus”, destacou o prefeito.
O prefeito Everton Banha disse também que está com projetos na Norte Energia para a construção da sede própria da associação em 2014. Com área de 160 m², o prédio terá um escritório, sala para reuniões, cozinha e banheiro.
Segundo a secretária de Assistência Social, Daniella Christofoletti, a intensão é possibilitar aos portadores de necessidades especiais um local confortável e apropriado para a realização de atividades recreativas, “além de cursos e palestras de capacitação com o objetivo de inserir esse público no mercado de trabalho. Parabenizamos a Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), pela execução do projeto. Quem ganha com isso é a população”, ressalta.
O coordenador da FVPP João Batista parabenizou a prefeitura pela parceria entre o Executivo e a Associação dos Portadores de Deficiência de Uruará e a FVPP pela aquisição do veículo. “O trabalho e a sensibilidade de buscar a inclusão social destas pessoas, para nós é motivo de alegria. Parabenizamos a Associação e a Prefeitura! Sentimos agora com a sensação do dever cumprido com a realização deste sonho”, disse.  ASCOM/PMU