segunda-feira, 21 de abril de 2014

Polícia Civil prende acusado da autoria da morte de padre em Belém

Preso
A Polícia Civil prendeu, em cumprimento a mandado de prisão temporária, nesta quarta-feira, 16, Paulo César Oliveira Santos, 22 anos, por envolvimento no assassinato do padre Paulo Machado de Oliveira. O crime se registrou em janeiro deste ano, na quitinete, onde morava a vítima, situada na travessa Lomas Valentinas com Avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira, em Belém. O acusado confessou o crime. A prisão foi cumprida pela equipe de policiais civis da Divisão de Homicídios (DH). O delegado Claudio Galeno, diretor da DH, explica que o padre estava afastado por determinação do Vaticano após ter sido preso, em Altamira, sudoeste do Pará, acusado de abusar sexualmente de um adolescente, em 2012.
Depois, Paulo Machado passou a residir em Belém, onde morava na quitinete. Segundo a delegada Maria Lúcia Santos, que tomou o depoimento do acusado, Paulo César alegou ter convivido durante três meses com a vítima. Conforme ele, o crime foi premeditado. O acusado pretendia roubar pertences de Paulo Machado. Assim, durante relacionamento sexual, a vítima foi morta por asfixia por meio do uso de dois sacos plásticos. O corpo foi colocado dentro de uma caixa de papelão que foi vedada com fita crepe e encoberta com o uso da cortina do banheiro.
Após o crime, o acusado fugiu do local, levando uma caixa amplificadora de som, R$ 100 e o telefone celular de Paulo Machado. Foi por meio das investigações que a equipe policial localizou o aparelho celular, na casa da avó do acusado, em Belém. Após seguir os passos do acusado, a equipe policial conseguiu prendê-lo enquanto ele recebia roupas lavadas das mãos da mãe, em uma parada de transporte coletivo, na Avenida Alcindo Cacela, com Avenida Governador José Malcher, em Nazaré. O preso vai responder pelo crime de latrocínio. O cumprimento da prisão do acusado foi feito pelos policiais civis Celio, Nilson, Sobral, Valéria e Stélio, da Divisão de Homicídios. Com Informações Policia Civil