sábado, 24 de maio de 2014

Bloqueio de manifestantes impede acesso a Belo Monte

A Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da UHE Belo Monte, informa que na noite desta quinta-feira (22/05/2014) um grupo de aproximadamente 70 índios bloqueou o tráfego na rodovia Transamazônica (BR-230) no município de Vitória do Xingú (PA), em frente à portaria principal do Sítio Belo Monte, impedindo inclusive o acesso ao canteiro de obras da construção da hidrelétrica Belo Monte. Os manifestantes ignoraram todas as ponderações da Norte Energia e recusaram-se a apresentar uma pauta de reivindicações aos representantes da Superintendência de Assuntos Indígenas da empresa, que compareceram na madrugada ao local do bloqueio.
Foi lembrado aos líderes indígenas que na quarta-feira (21/05/2014) foi assinado o Termo de Compromisso FUNAI - Norte Energia , que era o item mais relevante reivindicado por eles. As atividades previstas neste documento serão referendadas pela Funai e acompanhadas por um Comitê Gestor formado por representantes das comunidades indígenas, da Norte Energia e do órgão indigenista. O Comitê vai avaliar os planos anuais de trabalho apresentados pela empresa, que também serão submetidos às comunidades indígenas. Os manifestantes responderam que tal Termo “não valia nada”. A Norte Energia já destinou mais de R$ 150 milhões às ações e obras do Programa Básico Ambiental – Comunidades Indígenas (PBA-CI).
Na manhã desta sexta-feira, os manifestantes tomaram três ônibus que prestavam serviços nas obras e se transferiram para outros pontos da Transamazônica, onde usaram os veículos para manter bloqueio parcial do trânsito, impedindo a circulação de veículos destinados aos canteiros da obra da UHE Belo Monte. Cerca de 7.000 trabalhadores foram impedidos de chegar ao trabalho.
A Norte Energia repudia a ação intempestiva dos manifestantes e informa que adotará as medidas legais necessárias para restaurar o direito constitucional de ir e vir de seus colaboradores.
Assessoria de Imprensa da Norte Energia S.A.