sexta-feira, 16 de maio de 2014

MUNICÍPIO De URUARÁ REALIZA PASSEATA ALUSIVA AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Realizada nesta sexta-feira (16), uma passeata alusiva ao DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO

E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, que teve início às 08 horas da manhã com saída da Prefeitura Municipal de Uruará, passando pela Avenida Central, Mercado Municipal, Praça da Bíblia, Perimetral Norte e Sul e concluindo no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicolini.  A passeata, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS contou com o apoio de entidades governamentais e não governamentais do Município como Pastores, Sindicatos, alunos e professores da rede municipal de ensino, inclusive escola Adventista, Conselho Tutelar, Conselho de Direito da Criança e Adolescente, o delegado da Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros. 
Esta Passeata está ligada ao dia 18 de Maio, lembrado no País como o DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000, uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro, informando que esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, um crime bárbaro teve repercussão nacional e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, nome de uma menina de apenas 08 anos de vida que teve todos os seus direitos violados.
Segundo o prefeito Everton Banha, a passeata teve como objetivo sensibilizar e informar a população para participar dessa luta, bem como diminuir as estatísticas existentes em relação à violência e ao abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes do Município de Uruará. “O apoio de todos, contribuiu muito para a realização e sucesso do Evento”, disse.
A Secretária de Assistência Social, Daniella Christofoletti, agradeceu a Deus pelo sucesso do evento. “Em meu nome e em nome do prefeito Everton Banha agradeço a presença de todos. Sabemos que no município acontecem crimes de abuso e exploração sexual de crianças adolescentes e, é por isso que estamos hoje aqui, porque é um dever da família, da sociedade e do poder público agir contra esse tipo de crime contra nossas crianças. E hoje eu quero reafirmar meu compromisso como secretária de Assistência Social e do prefeito e de toda essa gestão a lutar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes. Estamos com esse gesto simbólico dizendo NÃO A VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL contra as crianças do nosso município”, finalizou. Por: ASCOM/PMU