terça-feira, 13 de maio de 2014

---------------------------NOTA À IMPRENSA---------------------------------

A Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da UHE Belo Monte, informa que as negociações para a reabertura do acesso ao Sítio Belo Monte são conduzidas pelos órgãos públicos competentes. A BR-230 (Transamazônica) foi bloqueada em frente à portaria do Sítio Belo Monte na madrugada desta terça-feira (13/05), em uma ação marcada por atos de vandalismo e violência dos manifestantes.
A Norte Energia reafirma seu compromisso com as populações tradicionais e trabalha para fortalecer a pesca artesanal e a preservação dos ecossistemas aquáticos da região do Xingu. Em março, a empresa assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Pesca e Aquicultura para melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pescado. O acordo dará condições de trabalho e acesso aos mercados de consumo que os pescadores jamais tiveram.
Em três anos, investimentos de R$ 22 milhões irão beneficiar as colônias de pescadores de Altamira, Vitória do Xingu, Anapu, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Gurupá com ações como construção e reforma das sedes das colônias. Em Altamira será instalado um Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), com unidade de processamento de pescado, fábrica de gelo e mercado para comercialização. Todo o trabalho será acompanhado por um Comitê de Gestão formado por representantes das colônias de pescadores, de entidade regional do setor, da Associação de Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais, do Ministério da Pesca e da Norte Energia.
A primeira reunião do Comitê Gestor será realizada nos próximos dias 21 e 22 de maio em Altamira, e todos os membros nomeados já estão convocados. Uma das pautas é a validação de uma nova metodologia de monitoramento de peixes desenvolvida para a área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Desde 2010, a Universidade Federal do Pará (UFPA) monitora a atividade pesqueira entre São Felix do Xingu e Gurupá. E desde 2012, a Norte Energia monitora espécies economicamente importantes para os pescadores da região. A empresa também vai construir uma escada de peixes na barragem do sítio Pimental que vai assegurar a continuidade das rotas migratórias.
Nesta sexta-feira (16/5), a Norte Energia entrega o Laboratório de Ictiologia da Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA. Instalado no Campus de Altamira, o Laboratório vai abrigar uma coleção de 30 mil peixes e proporcionar um ambiente adequado aos estudos da fauna aquática no rio Xingu. Com isso, a Norte Energia reforça seu compromisso com investimentos destinados a projetos para pescadores e ribeirinhos realizados com base em estudos técnicos com instituições respeitadas e no diálogo permanente com a comunidade.
Altamira, 13 de maio de 2014 ,Gerência de Comunicação da Norte Energia S.A. Anderson Araújo - Jornalista