sexta-feira, 13 de junho de 2014

Vitória do Xingu recebe obras de saneamento da Norte Energia

A Norte Energia entregou, nesta quinta-feira (12/6), três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) à prefeitura de Vitória do Xingu. As obras concluídas integram o sistema de esgotamento sanitário do município. O diretor Socioambiental da Norte Energia, João Pimentel, destacou a importância dos equipamentos para a melhoria dos serviços de saúde pública e lembrou que a Empresa já instalou 30 quilômetros de redes de esgoto e de 12,5 quilômetros de drenagem pluvial na sede do município. “A parceria com a Norte Energia reforça o desenvolvimento de Vitória do Xingu”, afirmou o vice-prefeito José Caetano Silva de Oliveira.
As três ETEs são parte do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte e asseguram a coleta de esgoto de 907 residências. Outras duas Estações de Tratamento na área urbana de Vitória do Xingu serão concluídas até o final de julho. Os sistemas funcionam de forma independente, abrangendo cinco sub-bacias. Os projetos desenvolvidos permitem que o material coletado chegue às Estações por gravidade. Depois de tratada, a água despoluída é levada por emissários a cursos de água.
Como condicionante ambiental da UHE Belo Monte, a Norte Energia está implantando em Vitória do Xingu sistemas de esgotamento sanitário na sede do município e nos distritos de Belo Monte e Leonardo D’ Vinci. Participaram da solenidade de entrega das Estações, o diretor de Gestão da Norte Energia, Carlos Casagrande, vereadores e secretários da Prefeitura da Vitória do Xingu. --
Anderson Araújo - Jornalista