quinta-feira, 31 de julho de 2014

Começa a operação do sistema de saneamento em Altamira

A Norte Energia deu início nesta quinta-feira (31/7) à operação do sistema de saneamento básico de Altamira, implantado como parte das condicionantes ambientais da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Durante a manhã, a Empresa realizou o primeiro teste operacional do sistema de coleta e tratamento de esgoto. No teste, água foi bombeada de pontos da rede já instalada na cidade até as Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) dos bairros Recreio e Colina. Dos dois pontos, a água foi levada, com sucesso, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Aparecida. Também foram testadas estruturas do Sistema de Abastecimento de Água.
“É um momento histórico para o empreendimento e para a cidade. Você começa não apenas a desenvolver o projeto, mas, agora, a fazer os testes iniciais para, num curto espaço de tempo, ter todas as condições de fazer o tratamento de esgoto. São poucas as cidades do Brasil que têm um sistema de esgoto tão moderno como este que está sendo construído em Altamira”, ressaltou o diretor presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo, que acompanhou os testes. Ele visitou a EEE do Recreio, as obras de captação de água do rio Xingu e a Estação de Tratamento de Água de Altamira.
O sistema de saneamento de Altamira testado nesta quinta-feira está sendo implantado pela Norte Energia e será formado por uma estação de tratamento (ETE), 13 estações elevatórias (EEEs) e 220 quilômetros de redes de coleta e transporte de efluentes. Instaladas nos pontos mais baixos da cidade, as EEEs vão elevar os dejetos coletados para os dois módulos da ETE, que têm capacidade para tratar até 200 litros por segundo.
À medida em que forem concluídos os testes e ajustes das Estações, novas partes da rede de coleta instaladas nas ruas serão conectadas progressivamente ao sistema. A ETE foi dimensionada para acompanhar a expansão da rede de coleta com o crescimento da cidade, podendo atender a população de Altamira até 2035.
O diretor de Construção da Norte Energia, Antônio Kelson Elias Filho, ressaltou que a empresa está cumprindo o seu compromisso com Altamira. “Vamos fornecer água tratada e o esgoto também tratado, que será lançado no rio Xingu com qualidade melhor do que a água do próprio rio. Altamira está de parabéns porque menos de 3% das cidades brasileiras gozam do nível de captação e tratamento de esgoto no nível terciário que estamos implantando com esse sistema aqui."
O modelo da Estação de Tratamento, do tipo lodo ativado, atende a uma resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) específica para o reservatório da UHE Belo Monte. Por um emissário de 230 metros, a água tratada será devolvida ao rio Xingu com a mesma qualidade da água que é coletada: livre de impurezas e de nutrientes como nitrogênio e fósforo, reduzindo o risco de crescimento de algas no rio.
O saneamento básico, previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte, contribui para melhorar as condições de saúde pública em Altamira e preservar o Xingu. Efluentes não tratados deixarão de ser lançados diretamente no rio, como ocorre atualmente. Esta fonte de poluição já está sendo reduzida com transferência para os novos bairros da cidade, com infraestrutura completa, de famílias que vivem em condições insalubres nas áreas de igarapés.
Outra ação em Altamira é a implantação de uma rede de abastecimento de água potável com 170 quilômetros. A Norte Energia também instalou oito reservatórios de água em pontos estratégicos da cidade, com capacidade para armazenar oito milhões de litros de água potável. Construídos em aço vitrificado de alta resistência, os reservatórios foram importados da Inglaterra e utilizam tecnologia de última geração. Atualmente, mais de 30 frentes de trabalho dão continuidade à implantação das redes de esgoto e água tratada em Altamira. Anderson Araújo -Comunicação Norte Energia S.A. - UHE Belo Monte