terça-feira, 22 de julho de 2014

SAMU EM URUARÁ AGORA ESTÁ HABILITADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE – MAIS UMA CONQUISTA DO GOVERNO URUARÁ PODE MAIS, ATRAVÉS DOS ESFORÇOS DO PREFEITO EVERTON BANHA, DA VICE PREFEITA MARIS NICOLODI E DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ADRIANA MARQUES

Esteve no Município de Uruará no último dia 17 de julho, a coordenadora técnica da Urgência e Emergência Ministério da Saúde, Luciana Andréia Nunes Barbúlho; o diretor do departamento de controle e avaliação da região Xingu da 10ª Regional, César Augusto de Oliveira Barcéllos e mais
duas técnicas Juliana e Josi com o objetivo de vistoriar, habilitar e autorizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Segundo a secretária de Saúde Adriana Marques, esta foi mais uma conquista do Governo Uruará Pode Mais através de uma luta constante, pois há um ano e meio que toda equipe do Governo Municipal vinha trabalhando para que fosse feita a liberação deste serviço de atendimento móvel em Uruará. “Quem sempre luta alcança vitórias, pois, já se encontra em pleno funcionamento o SAMU no Município. Este serviço faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência”, disse Adriana.
A Secretaria Municipal teve que se adequar às exigências do Ministério da Saúde, entre elas, a padronização visual, um prédio adequado, entre outros requisitos. “Tivemos que esperar a implantação da Central de Regulação de Urgência do Xingu, para só então podermos instalar aqui”, explicou.
Adriana explicou que enquanto aguardava a habilitação, uma equipe foi capacitada para poder atender a população, sendo seis condutores socorristas e seis técnicos em enfermagem. “Tivemos que reequipar o veículo, pois a ambulância estava sucateada, tivemos então que repor todos os equipamentos. Compramos uniformes padronizados aos profissionais, entre outras demandas; tudo isso com recursos próprios”, enfatiza.
O SAMU é um programa do Governo Federal em parceria entre o governo do Estado e Município. Funcionará 24 horas por dia e está localizado na Rodovia Transamazônica frente a SEMMA. Qualquer ocorrência que houver, o usuário poderá ligar para o número 192, onde a equipe irá seguir para o lugar da ocorrência. “Agradecemos e parabenizamos o prefeito Everton Banha e a vice Prefeita Maris Nicolodi pelo compromisso em prol da saúde. Pois através destes esforços, a Saúde de Uruará dá mais um passo, e, quem ganha com isso é a população”, disse Adriana.
A ação pode parecer simples, mas Uruará conta hoje com a qualidade do atendimento do SAMU salva vidas, em um trabalho digno de elogios, fruto do compromisso do prefeito Everton Banha e toda equipe do governo Uruará Pode Mais. O prefeito destacou a importância da implantação do SAMU, representando um ganho importante para o município. “Espero que ninguém precise, mas se precisar, nossa equipe está apta a referenciar a ambulâncias para o hospital municipal, através dos serviços da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU 192, com equipe de profissionais capacitada para prestar um bom atendimento a todos. Fruto de nossa luta junto aos governos Federal e Estadual, objetivando que nossa população seja bem assistida”, concluiu o prefeito Everton Banha.  Por: ASCOM/PMU