sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

POLICIA DE URUARÁ CONTRA O TRAFICO, MAIS 3 TRAFICANTES ATRAZ DAS GRADES.

Depois de cumprir 4 anos de pena no presidio de Altamira o casal Adriano Batista Rocha de 33 anos e Neidenar Fagundes de 45 que estavam em liberdade a 8 meses acabaram de voltar para a cadeia.
Depois de uma breve investigação a policia de Uruará sob o comando do Delegado Goldofredo tirou mais 03 traficante de circulação, a operação conjunta com as policias Civil e Militar o casal de traficante esta fora de atuação no mundo do trafico.
 Crithiane Fagundes de Oliveira de 27 anos também foi presa e atuada em flagrante por, a droga esta em sua casa.
A policia encontrou sob posse dos meliantes 76 pedras de CRAK uma trouxa de COCAÍNA e mais R$ 1020.00 e dinheiro, na operação a policia apreendeu celulares e 03 motos com o trio.  Segundo a Policia, Neidemar trabalhava como costureira para camuflar a venda do entorpecente,  mesmo depois de cumprir 4 anos de pena, onde também era distribuído por Adriano que usava as motos para fazer as entregas. A prisão do Trio foi realizada pelo investigador Silvio Alex Saldados Cleiton, Wagner, Campinas e Cabo Rui, Com a equipe da Rotan Cabo Comandante Romano, Cabos J. Ricardo, C. Junior e Elton santos,sob o comando do Delegado Godofredo Martins Borges.
O delegado Goldofredo destaca a operação com positiva,  e ainda disse que as operações vão continuar, e a ordem é traficante na cadeia, onde essa política vem do governo do estado, que é, tolerância zero nos
traficantes. Também o Capitão Marcio Abud destacou a importância da policia nas ruas de Uruará e afirmou que traficantes, ladrões e quem pença em entrar no mundo do crime, estão com os dias contados em Uruará. Agora presos eles estão a disposição da justiça na carceragem da delegacia de polícia de Uruará onde os mesmos irão responder por trafico de entorpecente podendo pegar de 5 a 15 anos de prisão.

EX PREFEITO DE ALENQUER CASO DE JUSTIÇA

O juiz de Alenquer Gabriel Veloso, deferiu liminar de busca e apreensão contra a ex - Secretaria de Assistência Social do ex - Prefeito FARIAS. São objetos diversos, entre eles computadores, Televisores, móveis, hds de computadores e toda documentação da Secretaria, subtraídos pela a ex - Secretaria, que segundo se noticia se encontra em Santarém. Oficiais de justiça estão no encalço da ex-servidora para cumprirem o mandado expedido pelo Magistrado. Em outro momento o ex - Prefeito protagonizou o mesmo ato, sendo obrigado a devolver documentos públicos que havia se apropriado. Cleostenes Farias já responde na Justiça Federal e na Justiça Comum mais de uma dezena de processos. COM INFORMAÇÕES ESPALHA BRASA
 

CRIMINOSO TROCA TIROS COM POLICIA DE ALTAMIRA E LEVA UM BALAÇO

Segundo a polícia militar, Lucivaldo Chaves de 21 anos o "Jhonson", já tinha sido preso e chegou a ficar no presídio por assaltos em Altamira.
A polícia militar de Altamira, Oeste paraense, atendeu um chamado de emergência no Bairro Mutirão
periferia da cidade, durante a noite desta quinta-feira (30), um rapaz estaria ameaçando moradores com uma arma de fogo, ao chegar no local os militares foram recebidos à tiros por volta das 19:30h, O GTO equipe especializada em ações táticas da PM, iniciaram uma perseguição no Bairro até que conseguiram chegar ao portador da arma que ainda disparou até ser alvejado.
“Usamos os disparos no estrito cumprimento do dever legal, para evitar que o meliante atirasse contra a população, naquele momento nossa guarnição precisava conter a ação do criminoso” Explica o Sgtº Jadisley Stevam do GTO – Polícia Militar.
A vítima identificada como Lucivaldo Chaves Monteiro foi encaminhado ainda com vida para o Hospital São Rafael na Viatura policial, mas não sobreviveu, a arma do crime foi apreendida e apresentada na delegacia de polícia civil, assim como 3 testemunhas.
“Essas pessoas acompanharam a nossa ação no Bairro e podem contribuir com a polícia civil para conclusão do inquérito policial, que deve apurar ainda a origem dessa arma de fogo que estava em poder de Lucivaldo” Finalizou o Sgtº Jadisley.
Moradores ficaram assustados com a movimentação no Bairro, a moradora da casa viu que o portador da arma entrou para se esconder, vizinhos também acompanharam, todos ficaram em estado de choque.
HISTÓRICO
Segundo a polícia militar, Lucivaldo Chaves de 21 anos, já tinha sido preso por tráfico de Drogas e chegou a ficar no presídio de Altamira onde cumpriu pena também de acordo com o artigo 157, por assaltos violentos na cidade, e estava solto nos últimos meses, "Jhonson" como era conhecido na região Olarias era temido pelos seus rivais.Por: Felype Adms.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resecom é alvo de várias denuncias em Altamira.

DEPOIS DE FAZER UMA PORCARIA DE  OBRA NO BAIRRO PIMENTOLANDIA EM URUARÁ, ONDE O TAL ASFALTO E O PIORES DOS PIORES SEM FALAR NO RESTANTE DA OBRA
Trabalhadores do minha casa minha vida 2 na PA 415 (RAMAL DOS CÔCOS), cruzam os braços e
denunciam empresa RESECOM de negligência, pagar baixos salários, ignorar o Sindicato da Categoria, cortar alimentação nesta quinta-feira (30), demitir trabalhadores sem justa causa, e ofertar péssimas condições de trabalho.
O sinticma, Sindicato da categoria vai entrar na Justiça contra a RESECOM, até o momento ninguém da empresa quis se pronunciar sobre o caso, equipe de reportagem foi em busca dos representantes, além de não serem atendidos, foram barrados na portaria e ignorados, também.
Nesta manha de quinta-feira, os trabalhos no projeto, Ilha do Arapujá continuam paralisados.
A RESECOM é uma empresa de Santarém que ignorou todos os acordos coletivos de Altamira, pelo 1.440 casas devam ser construídas pela empresa, os representantes da RESECOM se recusam a negociar com os trabalhadores, e não compareceram em duas reuniões já marcadas pelo SINTICMA. Os 180 trabalhadores são das cidades de Altamira e Vitória do Xingu.  Por: Felype Adms.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

URUARÁ É CONTEMPLADO COM A CHEGADA DE MAIS UMA MÉDICA CUBANA

O Município de Uruará foi contemplado, até o presente momento, com duas médicas cubanas, a Dr.ª Cecilia Valdes Palmaque foi a primeira a chegar em Uruará e está atendendo no Posto Saúde Alberto
Morbach no Bairro Boa Esperança a recém-chegada Dr.ª Yohanca Perez Rodrigues que está atendendo no Posto de Saúde Dário Antunes no Bairro Jardim Morumbi. O Município de Uruará, através do Programa Mais Médico, ainda será contemplado com mais 03 médicos totalizando uma equipe de 05 profissionais empenhados em atender a população Uruaraense e garantindo assim, melhor atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde. A chegada das doutoras foi comemorada com uma recepção para dar as boas vindas as profissionais da saúde, na ocasião estavam presentes secretários do Governo Uruará Pode Mais e funcionários da saúde que irão trabalhar com as médicas cubanas.  Por: Adriany Storch e Celio Birro Fotos: Adriany Storch  ASCOM/PMU

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

JUSTIÇA PROÍBE CELPA DE CORTAR ENERGIA EM MARABÁ


 Alvo de aproximadamente 600 ações judiciais em Marabá, a maioria por aumento indevido na cobrança da tarifa de luz elétrica, a Celpa, concessionária de energia do Pará, acaba de sofrer uma derrota na Justiça. Atendendo pedido da Defensoria Pública do Estado do Pará, a 3ª Vara Cível de Marabá concedeu tutela antecipada, em Ação Civil Pública, para que a empresa seja impedida de suspender o fornecimento de energia onde haja contestação administrativa.
Ainda de acordo com a mesma decisão, a Celpa também não poderá inscrever o nome desse consumidor no SPC e no Serasa, como vinha ocorrendo. A informação foi repassada pelo defensor público José Erickson Ferreira Rodrigues (foto), coordenador da Regional Carajás da Defensoria Pública do Estado, com sede em Marabá.
Segundo ele, a ação beneficia os consumidores que formalizaram reclamação em relação a incompatibilidade exacerbada entre o valor cobrado e o consumo de meses anteriores; cobrança de débitos pretéritos ou constatação unilateral de fraude.
“Outra vitória obtida em favor do consumidor de Marabá é que a empresa deverá, no prazo de 48 horas, restabelecer o fornecimento de energia elétrica daquelas unidades em que houve corte, também nessas mesmas hipóteses em que houve reclamação formalmente formulada”, relata o defensor público.
Ainda segundo José Erickson, os consumidores devem procurar o órgão para informar se estão dentro dessa situação (de reclamação contra a empresa) e houve corte no fornecimento de energia elétrica. Essas pessoas devem procurar a Defensoria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com toda documentação, a tarifa de energia em questão e, se possível, comprovante de inscrição no SPC e no Serasa e, sobretudo, o protocolo de reclamação administrativa.
A ação da Defensoria Pública ocorreu em função das várias reclamações de consumidores que estão em litígio com a Celpa e que tiveram a energia cortada, embora exista um acordo firmado pela própria concessionária de energia para que nesses casos a energia não seja suspensa, acordo esse firmado com anuência de órgãos, como Ministério Público, Procon e Defensoria Pública.
A Celpa ainda não foi notificada sobre a decisão da 3ª Vara Cível e só depois disso é que dará cumprimento
 
 

URUARÁ: MPE realiza mutirão de trabalho para manter a regularidade dos processos na promotoria



Em Uruará, sudoeste do Estado, os promotores de Justiça Maria José Vieira de Carvalho da Cunha, Maria Cláudia Vitorino Gadelha e Nadilson Portilho Gomes realizaram mutirão de trabalho no período de 20 a 24 do mês corrente, a pedido da promotora de Justiça Silvana Nascimento Vaz de Sousa, que responde cumulativamente nas comarcas de Uruará e Altamira, para manter a regularidade dos processos em dia na comarca do município. Segundo o promotor de Justiça Nadilson Gomes, “os mutirões estão sendo realizados nos municípios do Estado do Pará, como um esforço da Administração Superior do Ministério Público de manter os serviços da Instituição com eficiência, com o aval do procurador-geral de Justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves e do Subprocurador de Justiça para Assuntos Jurídicos-Institucionais Jorge de Mendonça Rocha, sendo solicitados pelos próprios promotores de Justiça que atuam nos municípios, os quais têm indicados os auxiliares, que devem atuar sem prejuízo de suas designações originárias e manter os serviços em dia em suas comarcas”, disse.
Durante o mutirão, foram feitas análises de aproximadamente duzentos e cinquenta e sete processos contendo denúncias, pareceres, ações civis públicas, alegações finais, contrarrazões recursais, entre outros.
Na ocasião, foi proposta Ação Civil Pública (ACP) contra o município de Uruará para que fosse efetuado o pagamento de valores atrasados de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) do ano de 2012, em favor de duzentas e oitentas pessoas. O montante total, sem juros e correções monetárias dos valores de de TFD, importa em R$50.593,97 reais.
O MPE requereu na ACP a concessão de tutela antecipada para que o município de Uruará efetue o pagamento dos valores corrigidos a todos os credores de TFD constantes nas listas enviadas ao MP, ainda que pendentes de adimplemento, dentro do prazo não superior a 15 dias, sob pena de multa diária no valor de dez mil reais. A ação também pede a condenação do município pelo dano moral coletivo, de forma genérica, para que o quantum individual possa depois ser apurado através da liquidação de sentença na forma prevista no CDC. Texto: Eliana Souza (Graduanda em jornalismo)  Fotos: PJ Uruará

sábado, 25 de janeiro de 2014

PLACARÁ PODERÁ VIRA CASO DE POLICIA ESSE ANO.


DURANTE ESSA SEMANA ESTAREMOS INFORMANDO O ANDAMENTO DO CASO EMBLEMÁTICO, DO PLACARÁ,QUE NO ANO PASSADO OCORREU 02 VEZES, ONDE O EVENTO OFICIAL É REALIZADO UMA VEZ NO ANO.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Processos das eleições 2012 de Brasil Novo são Julgados em 2º estância.

Hoje foi julgado mais um processo na justiça. Processos esse das eleições 2012 de Brasil Novo eleições para prefeito. Depois dos processos serem julgados em Altamira e posteriormente ter sido enviados para 2º estância em Belém um dos três processo que a coligação Brasil Novo no ruma certo colocou na justiça contra a coligação união Trabalho e progresso. Alegando irregularidade no período eleitoral, Foi julgado hoje quinta feira dia 23 A qual a justiça manteve a decisão da 1º estância e julgou favorável a coligação união trabalho e progresso. Essa decisão da justiça aconteceu na manha desta 5º feira dia 23-01-2014.
Por: Isaías Braga

Governo do Estado inaugura nova Unidade Integrada de Polícia em Placas

Uma comitiva da área de Segurança Pública do Governo do Estado entregou oficialmente à população, a
Unidade Integrada de Polícia do município de Placas, cidade localizada na região do Baixo Amazonas, com cerca de 24 mil habitantes. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (21) e contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias e autoridades locais. A nova UIPP vai oferecer diversos serviços da área de segurança pública, integrando, no mesmo espaço físico, as atividades e os serviços das polícias Militar e Civil, com o apoio de equipes do Pro Paz, um Núcleo de Mediação de Conflitos e assistência social à comunidade. A unidade também conta com alojamentos para os policiais, salas para delegados, investigadores, escrivães, policiais militares, sala de monitoramento, cozinha, refeitório e estacionamento. Cerca de 1,5 milhão foram investidos na construção e na compra de equipamentos para a unidade. A UIPP funcionará com a lógica da polícia comunitária, valorizando a prevenção de crimes e a identificação e resolução de problemas. O projeto visa fortalecer os laços com a comunidade, resgatando a confiança social e buscando a redução da violência e da criminalidade, favorecendo o processo de inclusão social e disseminando a cultura de paz. “Hoje estamos entregando à população de Placas mais do que uma delegacia. Trata-se de uma unidade integrada, que reúne as polícias, não apenas com o objetivo de correção do ato infracional, mas procurando sempre difundir uma cultura de paz, mediando conflitos e impedindo que eles cheguem e se transformem em ações violentas”, ressaltou o secretário Luiz Fernandes Rocha. Ele deu ênfase à união de esforços de todas as instituições do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. “Estamos formando uma grande rede social de proteção e segurança das comunidades e poderemos fortalecê-la a partir da integração entre todas as entidades representativas e o poder público, como os conselhos tutelares, as polícias e moradores desta região”, frisou.  Para o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa, a entrega de mais uma unidade integrada de polícia vai contribuir para a melhoria dos serviços de segurança oferecidos no interior do Estado. “A implantação das unidades tem resultado, efetivamente, em números positivos para o Sistema de Segurança Pública. Cada unidade nova tem sua importância porque garante melhorias no atendimento à população”, disse. A cerimônia de entrega da UIPP de Placas também contou com a presença do prefeito do município, Leomir Hermes; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes e do diretor de Polícia do Interior da Polícia Civil, delegado Sílvio Maués. TEXTO: LENE ALVES (SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL).
 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CASA CAI PARA TRAFICANTE EM MEDICILÃDIA

Ação das Polícias Militar e Civil de Medicilândia, não estão dando tréguas aos traficantes, de entorpecentes, nesta quarta-feira dia 22, por volta das 00h00mim em uma operação conjunta os Policiais Militares 3º SGT PM BENEDITO, SD PM JUCIEL e o Policial Civil NILSON efetuaram mais uma prisão, desta vez foram detidos e apresentados para autoridade policial os acusados SAMUEL NASCIMENTO DA SILVA de 21 anos e JOCIENE CONCEIÇÃO SOUSA de 20 anos, ambos foram flagrados traficando em uma residencia localizada na travessa Nelson Pastana bairro Cacoal, em poder dos mesmos foram encontrados uma
quantidade aproximadamente de 15 gramas de pedras de CRACK e vários objetos como Celulares, Notebook, Ferro Elétrico, Secador de cabelo, peças de carro e R$ 287,00 (duzentos e oitenta e sete reais), no momento da detenção JOCIENE tentou enganar os Policiais escondendo a droga em suas partes intimas, ambos foram recolhidos ao xadrez e estão a disposição da Justiça.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

POLICIA DE URUARÁ ESTOURA BOCA DE FUMO E COLOCA TRAFICANTE NA CADEIA

Esta atrás das grades Edevaldo Quixabeira da Silva, conhecido por, Índio de 39 anos, preso nesta manhã
por volta das 06:00 hr,dessa manhã em sua residência no Bairro aeroporto. Edevaldo já estava sendo monitorado pela policia a vários meses e segundo o investigador Silvio Alex o nome Índio já era conhecido a uns 3 anos, como um grande traficante de entorpecentes.A prisão de Edevaldo  foi realizado pelo investigador Silvio Alex e sargento PM Ivaldo, soldado PM Caxiado, soldado PM Jean Carlos, sob o comando do Delegado Godofredo Martins Borges. Segundo Edevaldo o mesmo e consumidor de Maconha desde os seus 12 anos, mas com as dificuldades financeira onde o mesmo diz ter um problema em um braço e não poder trabalhar, destaca que
tem 03 filhos pequenos e uma mulher para alimenta-los, comprou de um fornecedor cerca de 500 gramas por R$ 200,00 de maconha e resolveu no dia de ontem vender uns papelotes, por R$ 10.00 cada.
Agora preso ele está a disposição da justiça na carceragem da delegacia de polícia de Uruará onde o mesmo ira responder por trafico de entorpecente podendo pegar de 5 a 15 anos de prisão.
 
 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VIAÇÃO E OBRAS EM RITMO CONSTANTE

A prefeitura Municipal de Uruará através da Secretaria de Viação e Obras vem realizando o trabalho de recuperação das estradas vicinais, melhorando o acesso e oferecendo boas condições de trafegabilidade. Neste mês foi concluído o patrolamento dos km 201 sul, km 209 sul, 213 norte, e o km 213 sul. E neste mesmo período também foram construídas duas pontes: no km 175 sul, km 201 sul e estão em execução a construção de 5 pontes na vicinal do km 195 sul. No ano de 2013 foram construídas 52 pontes, um total de 641 metros lineares de pontes. Apesar desta época chuvosa que dificulta os trabalhos de
manutenção, os homens e máquinas trabalham a todo o vapor e de acordo com a Secretaria de Viação e Obras, os trabalhos irão se estender muito mais e não medirá esforços para beneficiar as famílias rurais no deslocamento e transporte da produção agrícola dos setores.
Por: Celio Birro e Karen de Oliveira  Fotos: ASCOM e SEVO  ASCOM/PMU

MAIS DE 500 CARTÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ENTREGUES NO MUNICÍPIO DE URUARÁ

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem
Daniella Christofoletti
Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. O Bolsa Família possui três eixos principais: a transferência de renda que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade. Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam. Em 2013 foram incluídos no Cadastro Único mais de mil famílias através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de dezembro de 2013 a janeiro de 2014 foram entregues no município de Uruará, através dos correios, mais de 500 cartões do Programa Bolsa Família. Temos recebido todo o apoio necessário da Secretaria Municipal de Assistência Social através da Secretária Daniella Christofoletti e do Governo Uruará Pode Mais, na qualificação dos cadastros, através de visitas domiciliares e atualizações cadastrais das famílias inscritas no Cadúnico, ressaltou o Coordenador do Programa Bolsa Família no município de Uruará Jonnata Arrais. A nossa meta para o ano de 2014 é melhorarmos ainda mais os serviços ofertados pela rede de assistência social e para isso não mediremos esforços, e com o apoio do Governo Uruará Pode Mais sem dúvida avançaremos muito neste ano, ressaltou a Secretária de Assistência Social Daniella Christofoletti. Por: ASCOM/PMU

sábado, 18 de janeiro de 2014

Tribunais têm até dia 30 para informar julgamento de crimes de corrupção

Os tribunais têm até o próximo dia 30 para informar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os dados finais sobre o cumprimento da Meta 18 de 2013, que estabeleceu prioridade para o julgamento de todos os processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública distribuídos até o final de 2011. Somente após o recebimento dos dados, o CNJ fechará o balanço de 2013, informou Ivan Bonifácio, diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ. Uns dos Processos a ser julgados por improbabilidade administrativa é a do ex-prefeito de Uruará Eraldo Pimenta, que deverá ficar inelegível por 8 anos.
De acordo com os dados disponíveis até o momento, os tribunais cumpriram apenas 54,51% da meta, indicando que parte dos processos que deveriam ser julgados em 2013 ficou para este ano. Dos 37 órgãos envolvidos na meta, 8 superaram 75% de cumprimento. Ivan Bonifácio comentou que, segundo as informações prestadas pelos Tribunais, em números relativos a Justiça Federal obteve melhor desempenho que a Justiça Estadual, uma vez que julgou em média 70% (21.659) do acervo pendente de Julgamento, com destaque para o TRF da 3ª Região, que cumpriu 87% da meta, representando a solução de 4.828 processos. Esse Tribunal abarca os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A Justiça Estadual, por sua vez, julgou em média apenas 50% dos processos pendentes, mas solucionou mais casos que a Federal: 38.666. Entre os Tribunais de pequeno porte, o destaque, até o momento, é o TJ do Amapá, que cumpriu 95% da meta, solucionando 744 feitos. Já o TJ do Rio de Janeiro é o que figura com melhor desempenho entre os Tribunais de grande porte, ao julgar mais de 4 mil processos em 2013, cumprindo 73% da meta. A Justiça Militar Estadual apresentou melhor performance relativa, julgando 95% dos processos contemplados pela meta, com a resolução de 705 ações judiciais. Em 2014, a meta inclui o compromisso de julgar os processos de improbidade e contra a administração pública distribuídos até 2012, passando a ser denominada Meta 4.

 
 

A obra gigantesca no Norte do país pra gerar energia elétrica tem provocado batalhas nos tribunais brasileiros.


Uma obra gigantesca no Norte do país pra gerar energia elétrica tem provocado batalhas nos tribunais brasileiros - com os trabalhos paralisados, de tempos em tempos, por liminares.
É um projeto de R$ 30 bilhões - que motiva debates desde muito antes de ter começado a sair do papel.

A reportagem especial que o Jornal Nacional apresentou nesta sexta-feira (17) mostra por quê.
O destino do majestoso rio Xingu está muito além do mar. Das corredeiras do Xingu, no coração da Amazônia, o Brasil espera tirar energia para abastecer mais de um quarto da população do país. É a Usina de Belo Monte. Uma forma menos poluente de gerar energia e muito mais produtiva. Apenas uma das 18 turbinas de Belo Monte será suficiente para abastecer uma cidade com até 3 milhões de habitantes.
Mas toda construção desse porte gera polêmica. E achar o ponto de equilíbrio entre os inegáveis benefícios da hidrelétrica e a compensação dos impactos socioambientais é o grande desafio. Tão gigantesco quanto o próprio empreendimento. Foram 3 décadas de estudos só pra definir o projeto: em vez de simplesmente represar o rio em um único ponto e alagar milhões de hectares de floresta, Belo Monte vai contar com dois reservatórios relativamente pequenos - que vão inundar o correspondente a 55 mil campos de futebol.
O primeiro deles fica antes da chamada “Volta Grande” - uma curva de 100 quilômetros que o rio faz em meio as corredeiras. Essa represa não altera o leito do Xingu, apenas alarga suas margens, do jeito que o rio já fica normalmente na cheia.
A partir daí, um canal de 500 metros de largura, 50 de profundidade e 20 quilômetros de comprimento desvia cerca de 80% do Xingu até o segundo reservatório, que alimentará as turbinas instaladas no outro lado da Volta Grande. Um degrau de 87 metros por onde vai despencar, a cada segundo, um volume de agua equivalente a seis piscinas olímpicas.
O consórcio que ergue a Usina de Belo Monte precisou assumir compromissos adicionais. Ao todo, foram exigidas 40 condições para que a obra pudesse começar. E elas afetam tanto a floresta e as áreas indígenas quanto cidades da região.
Canteiros de obras, máquinas e homens trabalham para cumprir as exigências de compensação nas cinco cidades que serão atingidas diretamente pela Hidrelétrica de Belo Monte: Vitória do Xingu, Brasil Novo, Senador Porfirio, Anapu e Altamira - todas no Pará.
O município de Altamira existe há 102 anos, mas até agora não tinha um metro sequer de esgoto. Era tudo a céu aberto. A companhia responsável pela hidrelétrica já construiu cerca de 50 quilômetros de tubulação e nos próximos seis meses promete deixar toda a cidade com encanamento subterrâneo, para escoar o esgoto.
“Não tem nenhuma usina que seja feita que ela não traga impacto pro meio ambiente. Por isso que você tem que fazer as compensações e as devidas compensações ambientais, sociais pra o local onde você faz a sua usina”, aponta Duílio Figueiredo, diretor-presidente da Norte Energia.
Atraídas pela oportunidade de trabalho, cerca de 50 mil pessoas se mudaram para região do Xingu de uma hora pra outra. Inchaço difícil de absorver. “Tem mais de 190 pacientes aguardando cirurgia no hospital”, diz um médico.
Enquanto os comerciantes comemoram. “Graças a Deus, os negócios estão indo muito bem”, afirma um comerciante. Os moradores cobram e os prefeitos reclamam. “Já deveríamos nós estarmos contemplados. Sem faltar escola, sem faltar posto de saúde, sem faltar medico, sem faltar hospitais”, destaca Domingos Juvenil, do PMDB, prefeito de Altamira.
A usina já entregou os 28 postos de saúde prometidos. E comemora a redução dos casos de malária em 87% na região depois de uma campanha preventiva. Mas ainda falta terminar as obras do novo hospital regional, com 100 leitos - que deveria ter sido entregue antes do começo das obras na usina e da avalanche de novos moradores. O responsável alega que não dava pra começar a fazer melhorias nas cidades sem ter certeza de que a usina seria aprovada.
“Se não tem aprovação da obra, não tem recurso. E assim algumas condicionantes só poderão ser realizadas após a liberação da licença de instalação”, explica José Lásaro Ladislau, gerente de saúde pública - Norte Energia.
Outro compromisso da empresa é construir escolas e casas para a população. Das 92 escolas prometidas aos cindo municípios, 48 estão prontas. Os moradores aguardam ainda as casas de alvenaria, que devem substituir 4,1 mil palafitas. Três mil e novecentas casas continuam em obras.
“Projeto é o que mais tem. E o que a gente tá vendo na prática é que essas tais condicionantes, elas têm uma dificuldade enorme de sair do papel. Claro que tem vantagens. Esses projetos têm a possibilidade de trazer para essa região, políticas públicas que já eram de direito dessa região e que na prática estão começando a acontecer com a vinda desses grandes projetos”, ressalta Marcelo Salazar, instituto socioambiental.
As questões ligadas à qualidade do meio ambiente também fazem parte da lista de compensações. E de preocupações.
Para os índios, o Xingu significa vida. Nas aldeias indígenas situadas no trecho do rio que vai ficar com menos de 20% da atual vazão, o maior temor é pelo futuro da pesca.
Para garantir a preservação da fauna e da flora, foi exigido um centro de zoobotânica - uma espécie de uma arca de Noé. Lá, biólogos contratados pela usina montam um banco de sementes e mudas de plantas. Cuidam do remanejo de animais. E estudam a reprodução de peixes regionais em cativeiro para repovoar o Xingu se necessário.
“É uma tentativa de se reduzir o impacto de perdas de indivíduos. Isso tanto pra animais como para a vegetação. Para se perpetuar as espécies e evitar ao máximo a perda de biodiversidade”, diz Gilberto Veronese, superintendente centro de zoobotânica.
Tudo vigiado pelo Ministério Público, que já ajuizou 20 ações e suspendeu a construção da usina por 92 dias.
“Nós não temos uma posição institucional favorável ou desfavorável à obra. Todo o nosso trabalho é fazer com que as condicionais sejam cumpridas e o interesse público seja resguardado”, aponta Bruna Menezes, procuradora da república.
Ao todo, os projetos socioambientais têm um orçamento de mais de R$ 3,8 bilhões - quase 13% do projeto inteiro.
Resultado da pressão do Ibama, Funai, Ministério Público, prefeituras e organizações não-governamentais, a empresa reconhece que nem todo o dinheiro do mundo pode comprar a satisfação de cada pessoa que se sente prejudicada, mas aposta que depois que Belo Monte começar a gerar energia, o que está previsto para o início de 2015, as críticas serão águas passadas.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

POLICIA DE URUARÁ DESARTICULA GANGUE DO CELULAR

Depois de mais de 20 dias atuando nas rua de Uruará,  uma quadrilha de meliante que vinha aterrorizando a população de Uruará caiu nas garras da policia. Elizeu dos Santos Araújo de 20 anos, Adinilso de Oliveira de 21 anos foram presos, os adolescentes M. L. S. de 14 anos L.L. S. de 13 anos  foram apreendido e estão  recolhidos na  Delegacia de Policia de Uruará.
A quadrilha  vinham cometendo vários assaltos nas ruas de Uruará onde mulheres eram a vitimas principais dos criminosos, onde aramado de um facão e canivetes os militantes, atacavam as vitimas e roubavam celulares, relógios e outros pertences. Os meliantes ja estavam sendo investigados há  alguns dias e nessa tarde de sexta feira, o investigador de polícia civil, Sílvio Alex, delegado Godofredo Borges, sargento PM Vieira e soldado PM Kleberson participaram da operação que desarticulou a quadrilha.
Na operação a policia encontrou 10 celulares, 02 relógios e uma motocicleta Biz de cor verde roubada.
02 meliantes, Elizeu e Adinilso,  são de Altamira e já são velhos conhecidos da Policia, já o adolescente M.L.S. de 14 anos também e bem conhecido da Policia de Uruará onde o mesmo já responde a vários assaltos, e já existia mandato para o encaminhamento do mesmo para Santarém, na Febem.
A polícia avisa para as vítimas dos assaltos cometidos pelos meliantes, comparecer na delegacia para fazerem o reconhecimento dos objetos recuperados e dos menores.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Tragédia na BR 230: Caminhão tanque explode em Miritituba

Um caminhão tanque explodiu na noite dessa quarta-feira (15) no Distrito de Miritituba, a tragédia
aconteceu a três quilômetros do distrito em desvio feito pelo 8º BEC Batalhão de Engenharia e Construção. O Caminhão entrou em caminho errado onde desabou de uma altura de 4 metros. Duas pessoas morreram no momento a segunda pessoa que estava com o motorista não se saber se era homem ou mulher pois dos corpos restaram apenas o crânio e ossos. O corpo de bombeiro esteve no local apagando as chamas e fazendo os resfriamento do tanque que ainda tinha ameaças de incendiar novamente. Posteriormente uma equipe do Instituto Médico Legal esteve no local para fazer a remoção dos restos mortais das vitimas. O Motorista do caminhão tinha o pré nome de Ademiro e era mais conhecido como negão sua idade era entre 30 e 35 anos.

Política| Justiça Eleitoral deixa Jetene inelegível por 08 anos

Em sentença na Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE 427 -23.2012.6.14.0084, o juiz Gabriel Costa Ribeiro cassou os mandatos do prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Nogueira Neto (PMDB), e de seu vice, Gersilon Silva da Gama, pela prática de abuso do poder político e econômico e utilização indevida de
veículos ou meios de comunicação, nos termos do art. 22 da Lei Complementar 64/90, e decretou a inelegibilidade de ambos pelo período de 8 anos subsequentes à eleição municipal de 2012.
No mesmo processo, condenou o governador Simão Jatene; Jefferson Deprá, ex-prefeito de Dom Eliseu; Raimundo Euclides Santos Neto, o Quidão, responsável direto pela administração e gerenciamento geral da TV Atlântico, Canal 5, que retransmite programação do SBT em Dom Eliseu; e Jhonas Santos de Aguiar, candidato a vereador em 2012 e presidente da Comissão Provisória do PSDB em Dom Eliseu, por abuso do poder político e econômico, com utilização indevida de meios de comunicação, aplicando a todos a sanção de inelegibilidade por 8 anos, a contar da eleição de 2012. Cabe recurso.
Deverá assumir a prefeitura do município, temporariamente, o presidente da Câmara Municipal de Dom Eliseu, até que se realizem novas eleições. A decisão é datada de hoje, foi comunicada à presidência do TRE-PA, para providências, e encaminhada cópia dos autos à Polícia Federal de Paragominas, porque o magistrado considerou que há indícios de coação a testemunhas no curso do processo. O juiz também deu ciência à presidência da Câmara Municipal, para as medidas quanto à vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito.Na sentença, o juiz Gabriel Costa Ribeiro asseverou que o direito constitucionalmente garantido aos governadores de Estado conhecido como foro por prerrogativa de função não alcança as investigações instauradas pela Justiça Eleitoral por uso indevido dos meios de comunicação, uma vez que não têm natureza penal.O juiz baseia a condenação em razão de entrevista concedida em período eleitoral pelo governador Simão Jatene, que teria sido exibida por Quidão a mando do prefeito Joaquim Nogueira Neto e do vice prefeito Gersilon Silva da Gama, e que teria sido planejada e articulada pelo ex-prefeito Jefferson Deprá e pelo então candidato a vereador Jhonas Santos de Aguiar, tendo em vista, ainda, a natureza jurídica da RTV (retransmissora de televisão), já que o Canal 5 é serviço cuja geradora é a TV SBT canal 4 de São Paulo e a entidade concedida é a Prefeitura Municipal de Dom Eliseu.
Após consulta ao sítio da Anatel na internet e ao Decreto n.° 2.593 de 15 de maio de 1998, que regula as atividades de Retransmissão de Televisão, o magistrado concluiu que o serviço é destinado a retransmitir, de forma simultânea, os sinais de estação geradora de TV para a recepção livre e gratuita pelo público em geral, sendo vedadas inserções de programação própria de qualquer tipo. E, como tal serviço é, por lei, executado mediante autorização e não foi concedido para a empresa Feitosa e Santos Ltda. que de fato administra o canal de comunicação, configura usurpação da concessão, já que inexiste qualquer ato legal que autorize a exploração do canal por pessoa diversa para a qual foi expedido o ato de cessão, evidenciando ilegalidade na execução dos serviços de RTV pela TV Atlântico.
O magistrado alinhou, ainda, que a propaganda eleitoral na TV deve se restringir ao horário eleitoral gratuito, sendo vedada a propaganda sob quaisquer formas, inclusive paga, fora do horário eleitoral gratuito, e que a resolução do TSE n.° 23.370 de 2012 dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições de 2012.Fonte: Franssinete Florenzano

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Norte Energia entrega a primeira das 4.100 casas dos novos bairros de Altamira

A Norte Energia S.A entregou a primeira casa das 4.100 moradias destinadas às famílias que vivem nas
áreas dos Igarapés de Altamira e que receberão casas da Norte Energia nos 5 novos bairros construídos na área urbana do município. A família de Dona Suely Moreira da Silva, 36 anos, e do servente Ednaldo Reis Ferreira, 35 anos, receberam as chaves da residência das mãos do Diretor Socioambiental da Empresa, João Pimentel, no começo da tarde desta terça-feira, 14. A casa foi entregue totalmente pronta e fica no bairro novo Jatobá, que deve receber 1.250 famílias reassentadas.
A cerimônia de entrega, que contou com a presença da Coordenadora da Casa do Governo Federal em Altamira, Sra Cleide de Souza, colaboradores da Norte Energia e empresas parceiras, foi feita sob forte comoção e aplausos dos presentes. Suely chorou ao descerrar a faixa de inauguração, em ato simbólico junto com superintendentes e colaboradores da Norte Energia, declarando: “Tanto que a gente pediu a Deus para chegar essa hora e essa hora chegou”, disse. Ela e o marido Ednaldo vão morar com os quatro filhos: Luiz Carlos, de 16 anos; Luiz Fernando, de 13 anos; Ronaldo Luiz, de 9 anos; e a caçula Suelen, de 5 anos de idade.
A casa recebida pela primeira família é feita em concreto armado no modelo padrão construído pela Norte Energia e tem 63 metros quadrados com 3 quartos, sendo um deles suíte, uma sala conjugada com uma cozinha americana e mais um banheiro social. Todos os banheiros possuem louças sanitárias instaladas, pias, torneiras e utensílios instalados. A residência foi entregue com água e energia funcionando perfeitamente e está localizada em uma rua com calçamento, iluminação pública, esgotamento sanitário e drenagem para água das chuvas. O bairro já possui uma Unidade Básica de Saúde provisória para fazer os primeiros atendimentos às famílias que estão chegando às novas casas, inclusive com exames clínicos para diagnóstico de malária. Ao lado do posto médico, há ainda o Núcleo de Educação Ambiental do Xingu (Nucleax) para orientar sobre a coleta seletiva de lixo e outras questões e um Plantão Social que servirá para tirar dúvidas, receber sugestões e solucionar possíveis problemas dos moradores.
Ednaldo, Suely e os filhos foram transferidos da margem da Rodovia Ernesto Acioly, conhecida como Rua da Peixaria, próximo ao Beco do Cleonardo, no bairro da Colina. A família morava em uma palafita de madeira coberta com telhas de amianto e lona plástica. O banheiro não possuía fossa séptica ou qualquer outro tipo de esgotamento sanitário, com os dejetos despejados diretamente na área alagada embaixo do assoalho.
A dona de casa diz que está satisfeita e comemorou a nova vida. “Quando chegava o inverno a gente já começava a ficar nervoso. Agora a gente vai poder criar os filhos com mais tranquilidade numa casa boa”, comentou. “Agora é uma vida nova”, afirmou.
O Diretor João Pimentel agradeceu as famílias pelo “pioneirismo”. “Para nós é uma momento de realização e de felicidade. É o resultado de um trabalho sério e feito em equipe que vai continuar ao longo de todo esse ano para entregarmos todas as casas que estão no cronograma”, declarou. Ele explicou ainda que até amanhã mais dez famílias devem chegar ao Jatobá e a partir de agora aumenta o ritmo de mudanças conforme as casas sejam concluídas.
“Ao longo de 2014, vamos entregar as 4.100 casas nos cinco novos bairros. O mais adiantado é o Jatobá e o próximo a entrar em fase de conclusão de obras é o São Joaquim”, assinalou Pimentel. Durante a cerimônia, ele agradeceu ainda a participação de todas as empresas envolvidas no processo de relocação, como também à Prefeitura Municipal de Altamira e ao Governo Federal.
Os donos da casa receberam do superintendente fundiário da Norte Energia, Luiz Garcia Zoccal, o manual do proprietário que vai ajudar a conhecer como a casa foi construída e orientar os usos e possíveis adaptações na residência. Zoccal também entregou os documentos de posse da casa e se emocionou com o momento. “Quero que vocês fechem os olhos e mentalizem o lugar que vocês viviam antes e abram os olhos agora para ver o lugar que vocês estão chegando para começar uma vida nova”, concluiu ele.
Anderson Araújo Assessoria de Imprensa Norte Energia S.A
 

domingo, 12 de janeiro de 2014

PADRE CONHECIDO EM ALTAMIRA FOI ENCONTRADO MORTO EM BELÉM

PADRE CONHECIDO EM ALTAMIRA FOI ENCONTRADO MORTO EM BELÉM  O corpo do professor e ex-padre Paulo Machado de Oliveira, de 55 anos, foi encontrado dentro de uma caixa lacrada no kitnet em que morava, localizado na avenida Lomas Valentinas, com a avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira, em Belém. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) estão no local para averiguar as condições da morte. Além da caixa lacrada com o corpo, havia sangue espalhado por todo o kitnet e o mau cheiro tomava conta do local. O professor morava sozinho e não era visto há quatro dias pelos vizinhos. De acordo com informações apuradas no local, a vítima era homossexual e, há vários dias, era visitado por um rapaz não identificado, que foi a última pessoa vista saindo do local em que o corpo foi achado. Afastado das funções de padre, a vítima respondia a um processo por abuso sexual contra crianças e adolescentes. Em 2012, ele foi flagrado em um ato sexual com um adolescente dentro de um carro, no município de Altamira. O crime será investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil. (DOL com informações da repórter Cássia Medeiros/RBATV)