segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Operação Madeira Limpa da PF prende, 10 suspeitos de participar de fraudes

De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos fraudavam planos de manejo, que são documentos que informam quantas árvores existem em uma determinada área para ser explorada.
A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira (24), 01 suspeito em Uruará e 9 pessoas na Região de Belém, suspeitas de participar de uma organização criminosa que atuaria no comércio ilegal de madeira em Belém e no interior do Pará. Entre os presos estão servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Segundo a PF, a atuação da quadrilha tem como característica a influência de servidores públicos federais, estaduais e até municipais mediante o pagamento de vantagens indevidas. A investigação durou cerca de 8 meses e investiga o envolvimento de empresários do setor madeireiro no esquema. A operação "Madeira Limpa" é realizada nas cidades de Belém, Santarém, Itaituba, Uruará, Alenquer, Monte Alegre e Óbidos, no Pará, além de Manaus, no Amazonas, e Florianópolis, em Santa Catarina.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, os suspeitos fraudavam planos de manejo, que são documentos que informam quantas árvores existem em uma determinada área para ser explorada, aprovados pelos órgãos ambientais. Os envolvidos declaravam uma quantidade bem maior de árvores e negociavam o excedente fictício no mercado,ou seja, usavam uma documentação oficial para "esquentar" a madeira, acobertando a venda de madeira ilegal retirada de áreas protegidas no Pará.  Ainda hoje resumo completo da Operação, madeira Limpa